Terra Nova

terranova
Terra Nova

Muitos sustentam que o Terranova originou-se do Cão de Montanha dos Pirineus, grandes cães brancos que foram levados para as ilhas de Newfoundland pelos pescadores Bascos.

Outra probabilidade seria o Boarhound Francês. No entanto, há relatos de que provavelmente os nativos da ilha já criassem cães do tipo Mastim. É certo que este cão forte tenha se desenvolvido em Terranova, no Canadá, e lá tenha se adaptado.

Seu tamanho, pelagem e força o protegiam do longo inverno e das águas geladas que circudam a ilha . A literatura nos relata inúmeras façanhas desses destemidos cães nos resgates de pessoas que caíam nas águas geladas e também no socorro de náufragos, trazendo-os em segurança para a terra ou praia. Por isso, muitas vezes é apelidado de São Bernardo da água.

Eram também utilizados para ajudar seus donos pescadores no dia a dia, arrastando as pesadas redes para fora dʼágua.

O cão tem enorme força e uma grande capaciade pulmonar, o que faz com que ele possa nadar grandes distâncias. Sua pelagem pesada o protege das águas geladas.

É um cão inteligente, capaz de ajudar seu mestre quando comandado por ele e, melhor ainda, possui grande responsabilidade e bom-senso que o capacitam a agir por conta própria em situações de emergência, como no caso de um resgate.

Com um nível de energia moderado, adaptam-se à vida no apartamento, desde que suficientemente exercitado. Natação é a atividade ideal para este cão. Os passeios diários são indispensáveis.

A pelagem deve ser escovada uma vez por semana. O subpelo renova-se duas vezes por ano, na primavera e outono, o que implica uma escovagem mais frequente para remover os fios soltos. Como não lida bem com o calor, deve ter sempre acesso a água e sombras.

É um excelente defensor da família e tem paixão por crianças.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Canadá

Utilização:Tração e resgate em água.

Tamanho:66 cm para fêmeas e 71 cm para machos.

Peso:54 quilos para fêmeas e 68 quilos para machos.

Aspectos Gerais:Grande porte, forte, musculoso. Tem instinto natural para salvamento e apresenta as membranas interdigitais.

Pelagem:Dupla, densa, de textura grossa e oleosa, resistindo bem à água por longos períodos. As cores podem ser preta, marrom, ou branca com manchas pretas.

Longevidade:10 anos.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Grande

Temperamento:Dócil, carinhoso, atento, extrema responsabilidade e apaixonado por crianças.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://www.agraria.org/cani/terranova.htm
1146 Visualizações
( 1 )

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
tibetan_terrier
Tibetan Terrier

Comentários