Terrier Brasileiro

terrier_brasileiro
Terrier Brasileiro

Mais conhecido por Fox Paulistinha, este Terrier teve sua origem nos diversos Fox trazidos da Europa, no começo do século 19, com a chegada da Corte de Portugal ao Brasil.

Os portugueses utilizavam pequenos cães, exímios caçadores de ratos, que eram cruzas de Jack Russell Terriere Fox Terrier de Pelo Liso. Foi a partir desses exemplares, aliados a vários Foxs, que se deu o desenvolvimento da raça.

O Paulistinha se popularizou no Brasil por ser extremamente inteligente, valente, com muita resistência física, ágil e veloz, ótimo cão de guarda alarme. Ele é alegre, disposto, alerta e, apesar de dedicado e carinhoso com os familiares, é bastante desconfiado com estranhos.

A primeira tentativa de reconhecimento ocorreu em 1964, mas, em função do número baixo de registros, o processo foi cancelado. Apenas em 1994, esse cão teve reconhecimento na Suiça e daí em diversos países.

O Terrier Brasileiro não é de ficar muito tempo parado e tem movimentação saltitante, solta, com passadas curtas e rápidas, que são características da raça.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Brasil

Utilização:Caça, companhia e guarda.

Tamanho:35 a 40 cm para machos e 33 a 38 cm para fêmeas.

Peso:Até 10 quilos.

Aspectos Gerais:Porte pequeno, harmônico, de formas curvilíneas, com ossatura firme, mas não pesada. A cauda é geralmente amputada. A cabeça é muito expressiva, com focinho afilado e orelhas inseridas altas e dobradas para frente.

Pelagem:Curta, lisa, de textura fina e colada ao corpo. A cor predominante é a branca. Com marcações em preto ou marrom.

Longevidade:13 a 16 anos.

Agressividade:Média

Área de Criação:Pequena

Temperamento:Inteligente, valente, ágil, veloz, inquieto, carinhoso, dedicado e desconfiado com estranhos.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://sites.google.com/site/brasilianterrieri/ourdogs
964 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
tibetan_terrier
Tibetan Terrier

Comentários