Tibetan Terrier

tibetan_terrier
Tibetan Terrier

Também conhecido por Terrier de Lhasa ou Terrier do Tibet, esta antiga é, como o próprio nome indica, originário do Tibete.

De aparência semelhante a um pequeno Bobtail e ao Lhasa Apso, este cão era criado por monges e considerado um animal sagrado e guardião dos templos.

Levados à Inglaterra por volta de 1920, quando uma princesa tibetana ofereceu ao seu médico inglês um casal de Terriers do Tibet, esses cães passaram a ser criados fora do Tibet.

Dez anos depois, a raça era oficialmente reconhecida na Inglaterra, embora até hoje seja pouco difundida na Europa. Há relatos de que este cão foi utilizado para conduzir rebanhos, já que os exemplares são rústicos, resistentes às intempéries, vigorosos e corajosos.

EM FAMÍLIA

Apesar do temperamento forte, o Tibetan Terrier é um cão apegado ao dono e dócil com crianças. Adaptá-se à vida em apartamento, mas precisa de exercício diário e cuidados com a longa pelagem, que requer escovação frequente.

De temperamento forte, costumam ser independentes e um tanto teimosos. Por isso, devem ser educados com firmeza desde cedo.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Tibet

Utilização:Companhia.

Tamanho:Entre 35,6 a 40,6 cm para machos - as fêmeas são ligeiramente menores.

Peso:Entre 8 a 13 quilos (proporcional ao tamanho).

Aspectos Gerais:O Tibetan é um cão resistente, de tamanho médio e pelagem longa, geralmente quadrada. As orelhas são pedentes, portadas não tão próximas à cabeça; em forma de "v", não muito grandes, bem cobertas por pelos. A cauda é de comprimento médio, inserida alta, portada com uma curva alegre sobre o dorso e coberta por pelos. Uma pequena curva na ponta é permitida.

Pelagem:O pelo é duplo, com subpelo fino e lanoso. Possui pelagem externa profusa, fina, mas não lanosa nem sedosa. A pelagem longa pode ser reta ou ondulada, mas não crespa. As cores permitidas são branca, dourada, creme, cinza ou fumê, preta, particolor ou tricolor. Na realidade, quase todas as cores são permitidas, exceto o chocolate ou fígado.

Longevidade:10 a 12 anos.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Pequena

Temperamento:Cão de companhia, esperto, leal e cativante. É alerta, inteligente e brincalhão. Não é violento, tampouco briguento. Sem muita afeição por estranhos.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
468 Visualizações

 

Veja também:

terrier_australiano
Terrier Australiano
toy_fox_terrier
Toy Fox Terrier

Comentários