Tosa Inu

tosa_inu
Tosa Inu

A raça surgiu no período Meiji, em 1868, na ilha de Shikoku, nos arredores de Kochi no Japão, região próxima à Prefeitura de Tosa.

A base do seu desenvolvimento foi o Kochi Inu e o Shikoku, muito semelhante ao Akita tradicional. Após alguns anos, com a descoberta dos cães ocidentais, os japoneses começaram a inroduzir outras raças como o Dogue Alemão, Bulldog Americano, São Bernardo, Bullmastiff, Bull Terrier e o Pointer.

O objetivo foi desenvolver um cão de aparência impressionante, pesado, de temperamento marcante e que fosse imbatível nas lutas. No ocidente, a raça foi introduzida pelo ator Jack Palance que, ao gravar um de seus programas no Japão, se impressionou tanto que levou alguns exemplares para os EUA. Ainda assim, os Tosas são muito raros.

A estimativa é de que haja mais 5 mil Tosas no mundo, sendo 3 mil no Japão. No Brasil existe apenas um canil registrado como criador da raça, com cerca de 10 exemplares.

A luta de Tosas no Japão tem regras muito rígidas, semelhantes à luta de Sumô, e o animal é sempre preservado. Devido à origem, são cães agressivos em relação a outros cães.

Com humanos, são bastante equilibrados. Verdadeiros e incansáveis atletas, adoram esportes como grandes caminhadas, natação e corrida, necessitando, desta forma, de exercícios diários.

Gostam de brincadeiras intensas e precisam da presença constante dos donos, costumando ficar por horas deitados ao lado da família, com a qual são sempre muito dóceis.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Japão

Utilização:Guarda e companhia.

Tamanho:55 cm para fêmeas e 60 cm para machos.

Peso:64 a 74 quilos.

Aspectos Gerais:Cão de tamanho grande com um porte imponente e construção robusta. Tem orelhas pendentes, pelagem curta, focinho quadrado e cauda também pendente e grossa na sua raiz.

Pelagem:O pelo é curto, duro e denso. As cores podem ser vemelha, fulvo, abricó, preta e tigrada. Ligeiras marcas brancas no peito e nas patas são permitidas.

Longevidade:12 a 13 anos.

Agressividade:Média

Área de Criação:Média

Temperamento:É um cão fiel, afetuoso e próximo do dono. Porém mostra-se agressivo com desconhecidos e predadores.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://tosainu.webgarden.at/
1441 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
tibetan_terrier
Tibetan Terrier

Comentários