Veadeiro Pampeano

veadeiro_pampeano
Veadeiro Pampeano

Existem duas hipóteses sobre o surgimento do Veadeiro Pampeano. Uma é a de que seria descendente de cães do grupo primitivo como pondengos ou ibisencos e outra é que teria se originado a partir de um tipo de cão nativo da América do Sul.

Na região centro-oeste, há incidência de cães com pelagem avermelhada e de orelhas eretas. Enquanto na região Sul do país, a maioria dos exemplares tem pelagem branca ou amarelada, orelhas semieretas e olhos menores.

A raça tem sido mantida há anos sem qualquer alteração. inicialmente, criadores acreditavam que os cães da raça estivessem restritos ás regiões do pampa gaúcho e platino, porque as concentrações de exemplares das quais se tinha conhecimento localizavam-se principalmente nestes lugares.

Porém, os resultados de pesquisas mostraram que também havia muitos indivíduos e grupos em outras regiões do BRASIL.

Têm como função principal o levante e o apresamento de animais de pelo. No entanto, podem ser utilizados como cães farejadores ou como cães de companhia por serem dóceis, fiéis e amistosos com o dono.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Brasil

Utilização:Caça e presa

Tamanho:Padrão não comenta

Aspectos Gerais:O Veadeiro é um cão rústico, de portemediano, retangular, não sendo desejada a quadratura por ser inadequada ao desempenho de sua função. É um cão longilínio, com boa musculatura denotando força e rusticidade. As orelhas são pontiagudas, dobradas para trás( em rosa) e eretas quando em alerta. A cauda é portada baixa, com comprimento que nao deve ultrapassar os jarretes.

Pelagem:Apresenta pelo curto, simples, reto, denso e áspero. As cores vão do branco ao amarelo ( baio-escuro), sólidos ou apresentando placas dessas duas cores. É permitida a presença de coleira branca e mancha no peito e nas patas.

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Grande

Temperamento:é um cão obediente ao dono. É independente na sua função de levante e apresamento de animais de pelo, tarefa que executa fora da vista de seu dono ou de condutor. É arredio com estranhos, mas permite a aproximação sem se mostrar medroso ou agressivo. De fácil convivio com crianças.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://3.bp.blogspot.com/_mDHRPQxr5So/Sw1nOkvVKdI/
981 Visualizações

 

Veja também:

vizsla
Vizsla ou Braco Húngaro de Pelo Curto
toy_fox_terrier
Toy Fox Terrier

Comentários