Vizsla ou Braco Húngaro de Pelo Curto

vizsla
Vizsla ou Braco Húngaro de Pelo Curto

O Vizsla pode ter surgido por volta do ano 836, quando o povo nômade Magiar se instalou em terras húngaras.

Composto basicamente por caçadores e cavaleiros, os magiares traziam consigo muitos exemplares de cães sabujos e galgos, e estes seriam os mais prováveis ancestrais do Vizsla, devido às suas características primárias.

A pelagem dourada teria sido uma característica adquirida décadas mais tarde, por volta de 1560, através da infusão de sangue de cães que acompanhavam os povos Otomanos e dos Sloughis, cães àrabes, excelentes caçadores de aves e muito velozes.

Somente no século 19 a raça passou a ser chamada de Vizsla, apresentando todas as características mantidas até hoje. Alguns estudiosos acreditam que a raça tenha algo do Braco Alemão devido à intensa influência germânica na Hungria, e do Pointer Inglês, assim como todos os cães continentais.

No Brasil, esta raça ainda não é encontrada com facilidade, mas na Europa Ocidental e América do Norte, o Vizsla passou a ser popular desde a década de 60, sendo apresentado como cão de exposição.

Como cães de caça se destacam pelo excelente faro, bem como velocidade e mira muito apuradas. Como a maioria dos cães apontadores, o Vizsla possui enorme capacidade de aprendizado.

Os cães da raça são muito apegados aos donos, leais, brincalhões e estáveis.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Hungria

Utilização:Caça e companhia.

Tamanho:58 a 64 cm para machos e 54 a 60 cm para fêmeas.

Peso:Proporcional à altura.

Aspectos Gerais:É um cão de caça robusto, estruturalmente leve, de porte médio e com cauda amputada em 1/3 de seu comprimento.

Pelagem:A pelagem é curta, densa, macia, assentada e brilhante. Apenas a cor ferrugem-dourado é aceita na raça, podendo ter várias tonalidades. Marcas brancas, apesar de comuns, são aceitáveis, mas não desejáveis.

Longevidade:12 a 13 anos.

Agressividade:Baixa

Área de Criação:Grande

Temperamento:Obediente, dócil, inteligente, afetuoso, leal, protetor e sensível.

Atividade Física:Alta

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
958 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
veadeiro_pampeano
Veadeiro Pampeano

Comentários