Welsh Springer Spaniel

welsh_springer_spaniel
Welsh Springer Spaniel

O Welsh Springer Spaniel serviu como um cão de caça versátil por diversos séculos. Desde a Idade Média, já no século XIII, camponeses do país de Gales, proibidos como vassalos de caça animais de grande porte, usavam cães do tipo Spaniel para capturar aves e assim completar sua alimentação com proteínas.

Antes do surgimento das armas de fogo os Spaniels eram amplamente empregados nos bosques Galeses para procurar e festocar pássaros em direção a redes armadas sobre as copas das árvores. As aves assim destocadas eram depois capturadas por falcões treinados.

Já a partir de meados do século XVII, quando as armas de fogo substiruíram os falcões na caça esportiva e de sobrevivência, Spaniels de pelagem vermelha e branca, muito parecidos com o Welsh Springer moderno, serviram como excelentes cães de tiro.

Caçadores que dependem dos seus Welsh Springer Spaniels para complementar sua dieta procuraram criar cães de bom faro, que demonstrassem desejo de localizar e carregar caça caída, além de uma estrutura física para trabalhar em terrenos diversos por longas horas e sob qualquer tempo.

Ao contrário da maioria das raças de tiro modernas, como os Golden Retrievers, Labradores, Cocker Spaniels ou os English Springers, até os dias de hoje não existe diferença de tipo entre os Welsh Springers que trabalham no campo e aqueles que são apresentados em exposiçoes de beleza.

Na realidade a maioria dos Welsh Springer Spaniels com títulos de caça também são campeões em competições de beleza. Enquanto que as habilidades versáteis do Welsh Springer podem ser reconhecidas em esportes como provas de trilha e agility, é para o trabalho no campo que a raça foi criada.

Daí a importância em se criar cães que preservem seus instintos inalterados, gozem de grande saúde e que tenham estrutura física para suportar um árduo dia de trabalho na mata, mantendo-se obedientes e leais aos seus donos.

O welsh Springer Spaniel é um cão de porte menor do que um Golden, mas com temperamento bastante parecido. É um animal muito dócil, inteligente e companheiro, servindo bem para pessoas que tenham estilo de vida moderno.

Sua pelagem é de muito fácil manutenção. Enquanto que no dia a dia o Welsh Springer tem muita energia e disposição para acompanhar o dono em atividades físicas, de noite ele se acalma e ocupa pouco espaço, sendo muito fácil de conviver dentro de casas ou apartamentos.

Por ser uma raça muito mais antiga, sua linhagem genéticas é mais robustam sendo que a incidência de doenças hereditárias genéticas, como displasia ou câncer é muito baixa.

O welsh Springer Spaniel é um cão de porte menor do que um Golden, mas com temperamento bastante parecido. É um animal muito dócil, inteligente e companheiro, servindo bem para pessoas que tenham estilo de vida moderno.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Alemanha

Utilização:Levantador de caça

Tamanho:46 cm para fêmeas e 48 cm para machos.

Peso:padrão não comenta.

Aspectos Gerais:cão simétrico, compacto, sem ser pernalta, evidentemente constituído para resistência e trabalho duro. De movimentação rápida e ativa, mostrando bastante alcance e propulsão. Orelhas inseridas moderamente baixas e pendentes próximas às bochechas. Comparativamente pequenas e estreitando-se gradualmente até as pontas, tendo a forma parecida com a folha da videira. Era costume ter a cauda cortada. Bem inserida e baixa, nunca portada acima do nível do dorso. vivaz em ação. Não cortada é franjada, em equilíbrio com o restante do cão.

Pelagem:Pelo liso ou plano, textura sedosa, denso, nunca áspero ou ondulado. O pêlo crespo é altamente indesejável. Franjas moderadas acima dos jarretes, tanto nos anteriores quanto nos posteriores. Orelhas e cauda ligeiramente franjadas. A cor aceita somente vermelho e branco.

Longevidade:12 a 14 anos.

Agressividade:Baixa.

Área de Criação:Grande

Temperamento:é uma raça pura de origem antiga e distinta. Forte, alegre e muito ativo. Temperamento afável, não demonstrando agressividade ou nervosismo.

Atividade Física:Intensa

Texto: fonte - Anuário Cães 2011 - Editora MinuanoImagem: fonte - http://aboutpedigreedogs.com/
516 Visualizações

 

Veja também:

whippet
Whippet
retriever-nova-escocia-duck-tolling
Retriever Nova Escócia Duck Tolling

Comentários