Xoloitzcuintle (Cão Pelado Mexicano)

xolotlzcuintle
Xoloitzcuintle (Cão Pelado Mexicano)

A origem da raça é bastante antiga e dados históricos revelam que antes da conquista europeia, os nativos apreciavam a carne destes cães.

Criados pelos astecas, que o consideram representante do Deus Xolotl, divindade que tinha a missão de guiar as almas dos mortos aos lugares do seu destino eterno, os cães eram utilizados para esquentar as camas. Além disso, poderes curativos contra reumatismo e outras enfermidades foram atribuídos aos Pelados Mexicanos. Como o próprio nome sugere, os cães da raça são desprovidos de pelos no corpo.

A raça é muito difundida no México, mas alguns exemplares já podem ser encontrados em países das Américas do Sul e Central.

São criados em três versões de tamanho: standard, intermediário e miniatura. Tranquilo e tímido, o Pelado Mexicano costuma ser muito carinhosoe fiel com as pessoas com as quais convive.

É um cão inteligente, pasivo, ágil e se mostra alegre e sempre disposto a acompanhar seus donos.

Em algumas regiões é possível encontrar alguns exemplares peludos, cujo pelo se apresenta curto,grosso e assentado. Esses cães com pelos não são reconhecidos pela Federação Cinológica internacinal (FCI). Já os exemplares com pelos podem ter qualquer cor ou conbinações.

Como não possui pelos, é praticamente sem cheiro. A pele requer uma atenção especial, já que resseca com facilidade.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:México

Utilização:Guarda e companhia

Tamanho:Standard 46 a 60 cm, intermediária 36 a 45 cm, miniatura 25 a 35 cm

Peso:Standard 9 a 14 quilos, intermediária 8 a 10 quilos, miniatura 4 a 8 quilos.

Aspectos Gerais:Cão de aparência nobre, que mistura a postura dos galgos e a compleição dos terriers. As orelhas são bem separadas, eretas na base e com as pontas levemente dobradas e curvadas. A cauda é portada baixa e suavemente curvada.

Pelagem:Não há. Como o próprio nome sugere, esses cães são pelados, com poucos pelos apenas na cabeça, rabo e pés. As cores são preta, carvão, cinza, bronze, fígado ou vermelha. As cores sólidas são desejáveis, mas podem ocorrer algumas pintas.

Longevidade:10 a 12 anos

Agressividade:Média

Área de Criação:Média

Temperamento:É um cão de grande inteligência, muito sensível e devotado ao dono.

Atividade Física:Moderada

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
1732 Visualizações

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
thailand_ridgeback
Thailand Ridgeback

Comentários