Yorkshire

yorkshire
Yorkshire

O Yorkshire foi visto pela primeira vez em uma exposição canina em 1880, mas somente 18 anos depois a raça foi reconhecida pelo Kennel Club da Inglaterra, cujo padrão racial permitia dois tamanhos diferentes daquele conhecido atualmente. Um determinava cães que pesassem até 2,3 quilos e outro entre 2,3 a 6 quilos.

A raça é o resultado de cruzamento entre o Dandie Dinmont, o Black-and-Tan e o Skye Terrier, tendo alguma contribuição de Maltês.

Originário da Grã-Bretanha, sua criação remonta ao século 19, no condado de York, onde foi desenvolvido com o objetivo de se obter um cão pequeno para caça subterrânea.

Seu nome no início era Terrie Escocês, depois Terrier Anão de Pelo Longo, vindo em seguida a denominação pela qual é conhecida até hoje: Yorkshire Terrier.

Com o passar do tempo, a raça foi perdendo a característica de caça e sua popularidade como cão de companhia foi crescendo no mundo inteiro, sendo que suas qualidades foram melhoradas gradualmente por meio de rigorosa seleção.

A moda era enfeitá-los de acordo com os vestidos usados na corte. Além do tamanho reduzido, o Yorkshire apresenta características encantadoras. Os exemplares da raça são afetuosos, inteligentes, seguros, sempre alertas e, às vezes, um pouco autoritários, o que aumenta ainda mais o seu charme.

Os exemplares da raça devem apresentar duas cores na pelagem: o azuloço-escuro e o fulvo, sendo que as duas cores não podem se mesclar.

Nos cães adultos, é fácil reconhecer se a coloração segue as exigências do padrão, o que não ocorre com os filhotes. Somente após os 18 meses de vida é que o Yorkshire tem sua coloração definida. Antes disso, sua pelagem muda diversas vezesde cor. Os filhotes nascem pretos com dourado e as cores vão clarendo com o tempo.

Escolhidos como cães de estimação pela Rainha Victoria, os exemplares da raça passaram a ser criados por senhoras da alta burguesia e viraram cães de luxo.

CARACTERÍSTICAS


País de origem:Grã-Bretanha

Utilização:Companhia

Tamanho:23 cm

Peso:3,1 quilos

Aspectos Gerais:Sua aparência geral é de um cão vigoroso e bem proporcionado, ar importante, porte ereto e forte, embora pequeno.

Pelagem:Longa, lisa, brilhante e sedosa, que requer cuidados constantes. Sua coloração é azul-aço, com pelos alourados na fronte, pernas e pontos específicos.

Longevidade:10 a 12 Anos.

Agressividade: Baixa

Área de Criação:Pequena

Temperamento:Simpático, inteligente, charmoso, excelente companheiro, afetuoso, alegre e atento.

Atividade Física:Baixa

Texto: fonte - Anuário Cães 2010 - Editora Minuano
976 Visualizações
( 1 )

 

Veja também:

Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
manchester_terrier
Manchester Terrier

Comentários