As alergias são comuns … até nos pets!

As alergias sempre nos perseguem, não é mesmo? Tanto que muitos até já se acostumaram a conviver com elas. Mas você sabia que os cães também podem ser alérgicos a uma infinidade de coisas diferentes? Para isso, nós preparamos uma lista com 5 possíveis alergias que o seu cachorro pode ter um dia. Fique atento!

»ALERGIA À PICADA DE PULGAS E OUTROS ECTOPARASITAS

Essa é uma das principais alergias que os cães e gatos podem ter. Afinal, que animalzinho nunca passou por uma infestação de pulgas e/ou carrapatos? Os quadros dessa alergia, a qual damos o nome de DAPPE (Dermatite Alérgica a Picada de Pulgas e Ectoparasitas) se assemelha muito a outras doenças de pele e deve ser uma das primeiras a ser descartada. Ela ocorre pelo contato com as substâncias existentes na saliva desses ectoparasitas e que podem ser altamente alergênicas para os animais mais sensíveis.

DICA: Faça um controle mensal e extensivo de pulgas e carrapatos (no animal e no ambiente). Afinal, para um animal ultrassensível, uma única “picadinha” de pulga já seria o suficiente para causar um problemão de pele.

»ALERGIA AOS PRODUTOS DE LIMPEZA

Os produtos de limpeza parecem inofensivos, mas nem sempre são. Alguns cães podem manifestar dermatites pelo simples contato com o produto de limpeza do chão, por exemplo. E essas alergias normalmente se manifestam em locais do corpo onde o pet tem mais contato com essas substâncias como, por exemplo, o abdômen e as patinhas.

DICA: Ao limpar o chão com algum produto mais forte, evite deixar o pet se aproximar ou mesmo deitar por até algumas horas.

»ALERGIA AO PÓLEN

Sim, os cães também podem ser alérgicos ao pólen e apresentar sinais como coceira e vermelhidão ao entrar em contato com esse alérgeno.

DICA: Fique de olho e evite que o cão se aproxime das plantas e jardim!

»ALERGIA AOS MEDICAMENTOS

Alguns medicamentos ou produtos tópicos como pomadas ou antiparasitários podem causar alergias no seu pet, sabia?

DICA: Usar remédio SOMENTE com prescrição do veterinário. Assim você garante maior segurança e evita riscos desnecessários.

»ALERGIA ÀS VACINAS

Existem animais que são hipersensíveis aos componentes das vacinas. E por mais que o seu pet já tenha sido vacinado mais de uma vez e nunca tenha tido problema, isso não significa que ele nunca vá ter qualquer tipo de reação. Algumas reações surgem depois de um tempo e elas costumam ocorrer com maior frequência em um segundo contato.

DICA: Se o seu pet já teve reação alguma vez, o melhor mesmo é passar a ter todas as vacinações futuras acompanhadas por um profissional, que terá todo o suporte necessário em mãos caso o pet necessite de um procedimento de emergência para reverter a reação.

O seu cão tem alergia a algum desses itens? Conta para a gente nos comentários e fique de olho, porque toda semana tem um assunto novo por aqui.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Bebê - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Bebê!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Viagem de avião com o cachorro ou gato: TUDO o que você precisa saber | Lupus Alimentos
Viagem de avião com o cachorro ou gato: TUDO o que você precisa saber!
Parvovirose tem cura? | LupusAlimentos
A parvovirose tem cura?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest