Se tem um bichinho que consegue ser misterioso e ao mesmo tempo adorável, esse bicho é o gato. Os felinos têm comportamentos muito peculiares (é verdade), aos quais as pessoas ainda não estão tão acostumadas. Afinal, a preferência por felinos aumentou consideravelmente somente de uns anos pra cá.

Atualmente, com essa mudança no perfil dos animais de estimação, os gatinhos estão cada vez mais inseridos nos lares brasileiros, ocupando espaço lado a lado com os cachorros. Mas essa convivência trouxe alguns estranhamentos, afinal tem muitos comportamentos felinos que ninguém entende o motivo. Vamos então esclarecer alguns deles?

 

» COMER GRAMINHA E VOMITAR

Os gatos gostam de comer grama e vomitar para eliminar bolas de pelo, que eles ingerem com frequência e melhorar um pouco o seu estômago, que não anda lá muito bem. É instinto do gatinho, afinal, a fibra vegetal ajuda e faz bem. Mas não pode ser qualquer graminha, ok? Consulte o veterinário antes de oferecer qualquer tipo de grama para seu pet.

 

» SENTAR-SE (NO SEU COLO) DE COSTAS PRA VOCÊ

Parece insulto, mas não é. Os bichanos são terríveis, se apossam do seu colo, afofam o local, rodam pra lá, rodam pra cá e sentam… de costas pra você. É brincadeira, né? Mas a explicação para esse comportamento é que na verdade este é um sinal de que ele confia MUITO em você. Quero dizer, os felinos são predadores, mas também são presas, e eles sabem que EM VOCÊ podem confiar, porém precisam ficar atentos ao ambiente ao redor de vocês dois. É como se ele dissesse: “Pode deixar que vou ficar de olho em tudo por nós dois. Deixa comigo!”

 

» COLOCAR A PATINHA NA ÁGUA ANTES DE BEBÊ-LA

Podia não fazer muito sentido pra gente… até agora. Mas uma hipótese que explica esse comportamento é que os bichanos costumam colocar a patinha na água antes de bebê-la para medir a altura da água, evitando assim molhar seus bigodes. Inteligentes, não?

 

» SENTAR-SE EM CIMA DO SEUS PAPEIS, COMPUTADOR OU NA FRENTE DO CELULAR

O felino quando quer atenção, quer atenção. E como bom observador que é, o bichinho sabe para onde sua atenção está voltada. Quando você está trabalhando, estudando ou lendo algo no computador ou mesmo em papéis, ele sabe que seus olhos estão prestando atenção ali. Então a lógica é: sentar-se ou deitar-se na frente ou em cima de tudo, assim, ELE será o centro das atenções. Muito esperto, não é mesmo?

 

» MIAR POR MAIS RAÇÃO MESMO QUANDO O POTE ESTÁ CHEIO

Não importa o quanto você coloque de ração em seu potinho, o gato sempre come os grãozinhos do meio e deixa nas beiradas, aí fica miando insistentemente, pedindo mais ração. Conhece algum gatinho assim?

Existem duas possibilidades para explicar essa atitude. A primeira é uma questão anatômica, pois dependendo do formato do comedouro, o felino tem dificuldades de alcançar os grãos do cantinho, tendo que ficar virando a cabeça pra lá e pra cá, fazendo muitos malabarismos. Assim ele prefere esperar até que você o sirva novamente.

Outra possibilidade é que por ter bigodes ultrassensíveis, ele detesta ficar indo muito a fundo no pote e relando seus bigodinhos nas extremidades. Então, melhor esperar quando o potinho estiver bem cheio. Dica: procure um comedouro com formato adequado ao seu bichano, evitando essas situações.

 

Mistérios desvendados, agora o felino não lhe parece um ser tão diferente assim, né? Afinal, tudo que ele faz tem um sentido por trás.

Gostou dessa matéria? Então curta e compartilhe. Semana que vem tem muito mais!

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Peque - Bicho Amigo

 

Este aqui é Peque!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

206200 Visualizações
( 10 )

Veja também:

Meu-cao-esta-mancando---o-que-pode-ser(LupusAlimentos)
Meu cão está mancando – o que pode ser?
Meu-cachorro-está-com-berne-o-que-eu-faço(LupusAlimentos)
Meu cachorro está com berne – o que eu faço?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest