Motivos para adotar um cão ou gato sem lar não faltam e se você decidiu por pegar um animal de rua, só fique atento em algumas dicas.

As pessoas sabem e normalmente concordam: é melhor adotar que comprar um cão. Mas para aqueles que ainda não se decidiram, aí vão 5 motivos para facilitar na hora de escolher um cãozinho como companheiro.

1º Motivo: Sua proteção é muito importante
Cães sem dono existem aos milhares, eles estão à procura de um lar, enquanto andam pelas ruas correndo inúmeros riscos de serem atropelados, envenenados, sofrerem maus tratos e brigas. Estes cães já nasceram e estão deixados à própria sorte, uma boa vantagem é que eles não precisam de muita coisa, apenas um lar que lhes ofereça carinho, amor, alimento e que permita que tenha uma vida saudável e feliz.

2º Motivo: Mais resistência
Aquela velha história que os cães vira-latas (ou sem raça definida) são mais resistentes pode ser verdade. É que eles são constantemente desafiados por vírus, bactérias, então seu sistema imune está sempre combatendo e produzindo o que chamamos de imunidade ativa, que promove a formação de células de memória, que ao encontrarem novamente aquele agente acabam protegendo o animal. Aqueles que sobrevivem a tantas doenças, normalmente são animais resistentes mesmo. No entanto, isso não quer dizer que eles não precisam receber cuidados como vacinação, vermífugos e consultas ao Veterinário.

3º Motivo: Carinho em dobro
Estes animais estão sempre expostos a muitos riscos e muito sofrimento também. Aos cãezinhos e gatos de rua sempre falta comida, água e um lugar quente e seguro para descansarem. Então, quando eles são adotados e após um tempo necessário para adaptação, eles reconhecem o carinho que lhes é oferecido e retribuem em dobro tudo que você fez por ele. É uma recompensa e tanto…

4º Motivo: Personalidade definida
Os animais de rua, geralmente, são adultos. Estes animais, apesar de poderem ser reeducados, já possuem uma personalidade mais definida e que só tende a melhorar com todo o cuidado e amor dispensados a eles.

5º Motivo: Convivência tranquila
Eles moram na rua, certo? Normalmente convivem já com outros animais e convivem bem. Então, se você já tem um outro animal em casa, provavelmente ele vai aceitar bem uma boa companhia.

Motivos para adotar um cão ou gato sem lar não faltam e se você decidiu por pegar um animal de rua, só fique atento em algumas dicas: antes de leva-lo para casa, certifique-se que sua saúde está boa, livre-se de parasitas, leve ao Médico Veterinário para saber se ele não possui nenhuma doença infecciosa ou zoonose (doença que é transmitida aos humanos). Com estes cuidados básicos, você terá um cãozinho ou gato muito agradecido e sua recompensa por isso será imensa. Além de ajudar no controle populacional, você ganhará um melhor amigo para todos os momentos.

 

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

355 Visualizações

Veja também:

Será-que-meu-pet-está-cego-ou-surdo
Será que meu pet está cego ou surdo?
Gatos-e-a-caixa-de-areia
Urinando em local inadequado: Gatos e a caixa de areia
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest