Uma das grandes vantagens de se ter um gato é que esse bichinho é extremamente higiênico e sabe bem como esconder suas necessidades, não dando muito trabalho para o tutor. Mas e quando, por algum motivo, o bichano para de usar a sua caixinha de areia? O que será que pode fazê-lo mudar de hábitos? Vamos descobrir isso agora.

Se seu gatinho tinha o costume de usar a caixinha, mas de uns tempos pra cá tem feito suas necessidades em outros locais, isso pode ter diversas causas. Vamos então à lista:

 

 

» ESTRESSE

O gato é um animal bastante sensível a qualquer tipo de mudança, isso inclui visitas na casa, mudança de casa, chegada de um novo animal (cão, gato, pássaro…). Essas situações podem provocar estresse e insegurança do animal, o que pode fazer com que ele se sinta mais seguro para fazer suas necessidades em outros locais e não mais onde já estava acostumado.

 

» O GATO CRESCEU E O TAMANHO DA CAIXA CONTINUOU O MESMO

É comum que as pessoas adotem um filhotinho e comprem todos os seus utensílios de uma só vez, e isso inclui a caixinha de areia. Depois o bichano cresce e pode ser que a caixa fique pequena ou desconfortável para ele. Pode ser a hora de reavaliar e comprar um novo banheirinho.

 

» O NÚMERO DE GATOS AUMENTOU

Se você já tinha um gato e recentemente trouxe outro para casa, ele com certeza vai querer usar a caixinha do gato anfitrião. E o gato anfitrião certamente ficará incomodado. Além de que, a caixa ficará suja com mais frequência, repelindo ainda mais o bichano. O ideal é ter em casa de 1 a 2 caixas por gato.

 

» A LIMPEZA DA CAIXA

O ideal é limpá-la ao menos uma vez ao dia, pois os bichanos detestam ter que usar o banheirinho sujo. E aí a solução é não usar, fazendo as necessidades em outros locais mais impróprios. Aqui também vale lembrar, cuidado ao usar produtos com cheiros muito fortes na hora de limpar, isso pode incomodar os bichanos e fazer com que se recusem a entrar na caixinha de areia.

 

» MUDANÇA DA AREIA

Existem diversos tipos de granulados disponíveis no mercado, uns inclusive com cheiro, que pode incomodar gatos mais sensíveis. Se você trocou recentemente e o bichinho recusou, vale repensar a troca.

 

» BANHEIRO COBERTO

Se recentemente você mudou a caixinha de areia do seu pet para aquelas que possuem cobertura pensando que assim o gato se sentiria mais à vontade e com mais privacidade, talvez ele não pense da mesma forma que você. Isso pode assustá-lo um pouco, além de concentrar muito o cheiro de urina, e aí…eles encontram outro local para servir de banheirinho.

 

» PROBLEMAS DE SAÚDE

O bichano doente pode ter um comportamento diferente em vários aspectos. E deixar de fazer as necessidades no local habitual pode ser um deles. Um exemplo de problema que pode causar isso é a cistite ou inflamações no trato urinário, causando micção frequente. Se perceber que a mudança no comportamento vem acompanhada de outros sintomas, consulte o veterinário o quanto antes.

 

Gostou dessa matéria? Então compartilhe! 

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Kaboom - Bicho Amigo

 

Este aqui é Kaboom!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

227933 Visualizações
( 6 )

Veja também:

Vomito-ou-Regurgitacao(LupusAlimentos)
Vômito ou regurgitação – você sabe identificar?
Cachorro-pega-gripe-Mundo-Pet-(LupusAlimentos)
Cachorro pega gripe?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest