Alguns cuidados com seu pet nessa estação quente.

O verão é sempre a estação mais quente do ano, com muitas opções de lazer e diversão, não é mesmo?

Mas para que esta estação fique ainda melhor e sem maiores preocupações, alguns cuidados podem ser observados com o seu pet. Quer saber quais são eles? Bom, assim como ocorre conosco, os pets também sofrem com altas temperaturas, apesar de terem mecanismos termorreguladores, capazes de equilibrar um pouco essa adversidade.

Os animais não transpiram igual nós, seres humanos. Eles não eliminam suor pela pele. Porém, a forma que eles conseguem trocar calor com o ambiente é através da respiração. Seu cãozinho, certamente, após se exercitar, correr, brincar, fica ofegante, com a boca aberta e a língua pra fora. Este é um mecanismo para eliminar o ar quente e respirar um pouco de ar frio, regulando e equilibrando a temperatura corporal.

Algumas raças, entretanto, merecem mais atenção no calor. É o caso dos cães e gatos braquicefálicos. O que significa isto? Raças de focinho achatado como o Buldogue, o Pug e o gato Persa que são só alguns exemplos. Justamente por esta característica do focinho eles têm mais dificuldade para respirar. Então, atenção redobrada com esses bichinhos.

No verão, evite passear com seu pet entre as 10 horas da manhã e as 16 horas. Esse é o período do dia que o sol está mais quente e se o sol está a todo vapor, imagine quão quente deve estar o chão. Lembre-se: você usa sapato, o seu pet não, e você não quer que as patinhas dele sofram queimaduras graves, não é? Há ainda no mercado sapatos próprios para cães, eles servem para situações como esta, em que for inevitável levar o pet para andar neste horário, evitando ferimentos por queimadura.

Além de tudo isso, é importante manter o pet sempre muito hidratado. Ofereça água fresca à vontade. Você até pode colocar uma pedrinha de gelo no bebedouro, alguns pets vão adorar. Outra dica bacana: se você é daqueles tutores que adora fazer um mimo pro seu pet e dar um petisco, já pensou em oferecer a ele um picolé de banana? Isso mesmo. É só colocar a banana no congelador por alguns minutos, ela ficará mais geladinha e um pouco dura. É super saudável e ajuda a refrescar nos dias quentes.

Para refrescar um pouco mais, os banhos no verão podem ser com mais frequência, mas não todo dia, ok? Isso elimina a proteção natural da pele. Fica aqui nosso alerta: Banho em excesso também faz mal.

No mais, reserve um lugar bem fresquinho e com sombra pro seu pet. Aqui vale aquela dica final: todo mundo merece sombra e água fresca (inclusive cães e gatos). Até a próxima!

 

 

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

281 Visualizações

Veja também:

Insuficiencia-cardiaca
Insuficiência Cardíaca
Comportamento-Animal
Comportamento Animal
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest