A cinomose é uma doença ainda muito comum em cães, infelizmente. Ela pode atingir animais de todas as raças e idades e é altamente contagiosa entre os cães suscetíveis.

CINOMOSE E SEUS SINTOMAS

A cinomose é causada por um vírus que pode causar sintomas no trato gastrointestinal, sistema respiratório e sistema nervoso do animal. Ela pode surgir inicialmente com sintomas mais inespecíficos, que se confundem a várias outras doenças, como, por exemplo, vômito, diarreia, secreção ocular, falta de apetite, mas que pode evoluir para quadros mais graves com convulsão.

 

A CINOMOSE TEM CURA?

A cinomose tem cura, principalmente quando é diagnosticada em fase inicial. As chances de cura, porém, diminuem à medida que a doença avança. Embora alguns animais possam se recuperar na fase neurológica, alguns cães podem apresentar sequelas. Por isso é sempre muito importante que, ao notar qualquer sintoma em seu cão, um Veterinário seja consultado o quanto antes, evitando qualquer evolução do quadro clínico.

 

COMO DIAGNOSTICAR?

O diagnóstico da cinomose deve ser feito por um profissional que avaliará o histórico do pet, sintomas que ele apresenta e poderá solicitar alguns exames para confirmar sua suspeita. Alguns testes que podem ser realizados por este profissional são o exame de sangue e os testes rápidos, feito em poucos minutos na clínica.

 

COMO PREVENIR A CINOMOSE?

A cinomose pode ser prevenida através da vacinação correta do cão, com um protocolo inicial quando filhote e um reforço anual ou conforme a orientação do Médico Veterinário. Além disso, como nenhuma vacina é capaz de proteger 100%, é importante sempre evitar o contato com animais doentes e os passeios antes de o protocolo vacinal ter sido finalizado.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e fique de olho em nossa página no Facebook e no Instagram, pois sempre tem informação nova para você!

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Outubro Rosa: câncer de mama em cães e gatos
Quero adotar: qual animal escolher? Cão ou gato?
QR Code Business Card