Para mamães e papais de primeira viagem, a gravidez é sempre um momento cheio de dúvidas. E quando a gestação ocorre com nossos animais de estimação, não costuma ser muito diferente. Quanto tempo dura a gestação, o que devo fazer, como ajudar no parto … são perguntas comuns e que já respondemos anteriormente em outras matérias (veja no site!).

Uma outra dúvida que as pessoas costumam ter é: A placenta não saiu, isso é normal? Vamos esclarecê-la.

A placenta é apenas um dos anexos embrionários e que deve ser expelida após o parto. O número de placentas deve corresponder ao número de filhotes que nasceram. Isso mesmo, para cada filhote, uma placenta.

Se você não viu a placenta, duas coisas podem ter ocorrido:

  • A cadela costuma comer as placentas dos recém-nascidos e este é um comportamento extremamente normal da espécie. Não há com que se preocupar e você pode permitir que ela coma. Pode parecer nojento, eu sei. Mas a placenta é rica em nutrientes (ferro e vitaminas) e pode ser bastante nutritivo para a mamãe.
  • Uma segunda hipótese é: Ela pode ter tido um probleminha conhecido como retenção de placenta. Neste caso, podem ter se esgotado todas as suas forças na hora das contrações e a cadela não consegue mais contrair até expelir as placentas. Esta pode ser uma situação de risco, pois a placenta dentro do útero poderá causar uma infecção conhecida como metrite puerperal, que pode se tornar um problema ainda maior, caso atinja a corrente sanguínea, por exemplo.

Se a cadela começar a ter: febre, desidratação, anorexia, corrimento vaginal acastanhado de odor fétido, letargia e não cuidar corretamente de seus filhotes, pode ser sinal de alerta e o veterinário deverá imediatamente ser acionado. Na dúvida, se você viu que realmente a cadela não comeu nenhuma placenta, converse com o veterinário para tratar antes que ela manifeste sintomas. Acredite: isso pode ser um grande problema. Gostou da matéria? Já teve uma experiência assim? Nos conte!

 

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

9143 Visualizações
( 5 )

Veja também:

Sindrome-da-cauda-equina-em-caes_site
Síndrome da cauda equina em cães
Meu-gato-parece-que-está-gripado-o-que-eu-faço_site
Meu gato parece que está gripado. O que eu faço?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest