Ter um animal de estimação é, para a maioria das pessoas, sinônimo de muita alegria e a certeza de ter um companheiro incondicional por um bom tempo durante a vida. Mas essa decisão também traz consigo uma grande responsabilidade, afinal, adotar um novo animal é passar a se responsabilizar por sua saúde, enquanto ele viver. E se você ainda está em dúvidas se está pronto ou não para ter um animalzinho, responda às 7 perguntas que preparamos aqui e descubra se você já está preparado.

Um futuro tutor deve sempre ter em mente que um pet precisa de muito mais que apenas um lugar para dormir e algo para se alimentar. Um animal de estimação deve ser sempre encarado como um ser que demandará cuidados, atenção e muito carinho. A saúde e bem-estar deles estará diretamente ligada aos cuidados que receberá de seu tutor.

E quando falamos em cuidados, nos referimos à uma rotina de visitas regulares ao Médico Veterinário para desverminação, aplicação de vacinas, exames de rotina para avaliar como anda a saúde do pet, além é claro, dos momentos de lazer e interação entre o humano e o animal. Para que um pet seja feliz em seu novo lar é fundamental que o seu novo dono disponha de tempo para realizar algumas atividades, brincadeiras e oferecer bastante atenção e carinho.

Se você ainda tem dúvida se está ou não preparado para ter um pet, veja abaixo 7 perguntas que você deve responder com atenção e que vão te ajudar a analisar essa situação:

 

  1. Você terá tempo suficiente para cuidar e estar com o seu pet diariamente?
  2. O local onde você mora tem espaço suficiente para o pet?
  3. De forma geral, você é atencioso, paciente, responsável e cuidadoso com os animais?
  4. Você não se importa em ter que limpar e recolher a sujeira do seu pet?
  5. Você tem consciência de que o seu pet viverá por muitos anos ao seu lado e poderá em algum momento ficar doente, demandando alguns cuidados extras?
  6. Você está disposto a dedicar parte de seu tempo e dinheiro para cuidados com o pet?
  7. Você tem noções sobre o conceito de adoção responsável?

 

Se você respondeu que “sim” a estas perguntas, provavelmente você está preparado para ter um animalzinho ao seu lado. Obviamente essa é uma decisão muito importante a ser tomada na vida de alguém, afinal, este será um compromisso para mais de 10 anos e um animal não é algo que pode ser descartado.

Então, a dica final é: antes de encontrar um animalzinho para chamar de seu, analise bem todas as questões apontadas aqui e reflita bem antes de tomar a decisão. Caso você decida por adotar um animal, saiba que, embora esta seja uma grande responsabilidade em sua vida, certamente será também um dos motivos de maior alegria no seu dia a dia.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e fique de olho em nossa página no Facebook e no Instagram, pois sempre tem informação nova para você!

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Tédio x problemas comportamentais em pet
5 motivos para você ter um cão
QR Code Business Card