O seu cãozinho, de uns tempos para cá, começou a apresentar um estranho comportamento de andar em círculos e você não sabe se é normal e por que isso está ocorrendo? Nessa matéria iremos descobrir quais são as principais causas para essa atitude e o que fazer nestes casos.

O fato de o pet andar em círculos pode ou não representar um problema e a única forma de ter certeza é levando o animal ao Médico Veterinário, que deverá fazer alguns exames neurológicos e entender melhor o histórico do pet. Dependendo de quais são os seus hábitos, comportamentos e sintomas associados, o profissional deverá direcionar o diagnóstico e a terapia.

Dentre as principais causas deste comportamento, podemos destacar as seguintes:

»PROBLEMAS NEUROLÓGICOS

O comportamento de andar em círculos pode significar problema de origem neurológica, principalmente, se estiver associado a outros sintomas como, por exemplo, convulsões (ataques), movimentos de pedalagem, pressionar a cabeça contra a parede e incoordenação motora. Esses sintomas também podem estar relacionados às doenças infecciosas  neurológicas como é o caso da cinomose, por exemplo.

»DOR E INCÔMODO

Se o cãozinho estiver apresentando dor em alguma parte do corpo, principalmente, no ouvido ou nos olhos, ele pode ficar andando de um lado para o outro na tentativa de amenizar o seu desconforto.

»TÉDIO

Todos nós sabemos que a vida de um cão pode ser entediante, caso seu tutor não tenha tempo para brincadeiras ou para leva-lo para passear, não é mesmo? Nesses casos, o cão pode acabar desenvolvendo comportamentos como andar de um lado para o outro, como forma de se distrair. Fique atento!

»COMPORTAMENTO COMPULSIVO

Algumas situações como a ansiedade da separação, por exemplo, podem desencadear comportamentos compulsivos nos cães, que passam a ter sintomas como andar em círculos, roer as unhas, morder ou lamber compulsivamente as patas, chorar e uivar excessivamente. Preste atenção para identificar se este é o caso do seu cãozinho.

»PROBLEMAS COGNITIVOS PELA IDADE AVANÇADA

Assim como os humanos, os cães também podem sofrer com a idade e passarem a apresentar problemas cognitivos, com sintomas de desorientação e esquecimento. Se o seu cãozinho já é idoso, ele deve passar por uma consulta com o Veterinário regularmente, que analisará as perdas de suas funções e essas condições relacionadas à idade.

Se o seu cãozinho apresenta esse comportamento de andar em círculos, leve-o para uma consulta com o Médico Veterinário que irá determinar a causa do problema e identificar qual a melhor forma de lidar com o comportamento.

Se você gostou dessa matéria, então curta e compartilhe com seus amigos e fique de olho em nossa página, pois sempre tem conteúdo novo desenvolvido especialmente para você.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

MEGAESÔFAGO-Site
MEGAESÔFAGO EM CÃES
Modelo-Materia-Site
POR QUE MEU CACHORRO ARRANHA E CAVA O CHÃO ANTES DE SE DEITAR?
QR Code Business Card