Assim como em humanos, desnutrição, perda de sangue e doenças degenerativas podem levar a uma anemia.

Por inúmeras doenças e desordens no organismo, um cão ou um gato pode passar a ter um quadro anêmico, você sabia? Assim como em humanos, desnutrição, perda de sangue e doenças degenerativas podem levar a uma anemia.

A anemia pode ser definida como uma alteração nos componentes vermelhos do sangue comparados aos valores de referência para cada espécie animal. Este tipo de desordem pode ocorrer ainda por uma destruição das hemácias, por uma diminuição na produção ou pela toxicidade de microrganismos.

A doença do carrapato ou “Erliquiose” é um dos maiores exemplos de doença causada por um parasita que parasita a hemácia (glóbulo vermelho do sangue). Outro exemplo é o da intoxicação por cebola (Cebola e algo são tóxicos para pets), onde a toxicidade destrói a hemácia, causando anemia.

Doenças auto-imunes também podem fazer o organismo reconhecer as hemácias como algo ruim, que deve ser destruído a todo custo. A perda de sangue (hemorragia) seja por acidentes, por falha nos fatores de coagulação (envenenamentos) também podem levar o animal a ter uma anemia. Além é claro, dos cãezinhos e gatos de rua, que chegam desnutridos e com quadro anêmico grave.

Se você acaba de adotar um cãozinho ou encontrou um pet totalmente desnutrido será necessário repor tudo que ele precisa. Ferro, vitaminas, minerais. Mas para ter certeza do que ele precisa, só mesmo o Médico Veterinário realizando um exame de sangue para constatar o quadro.

Ainda será preciso identificar a causa, encontrar o diagnóstico para eliminar o que causou isso tudo. Seja lá qual for a causa primária, o que desencadeou tudo isso, o animal precisa recuperar seu estado normal o mais breve possível. Anemia, assim como nos humanos é um problema sério. Animal pálido, com fraqueza, mucosas esbranquiçadas, letargia, cansaço podem ser alguns sinais de alerta.

Se desconfiar que algo não vai bem com o pet, procure um Veterinário e siga as orientações. Isso pode salvar a vida do animal.

 

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

1052 Visualizações

Veja também:

Comportamento-Animal
Comportamento Animal
Perigos-Natal_imgdestacada
Os perigos do Natal
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest