Com muito cuidado e carinho, o animal pode levar uma vida tranquila e com qualidade até o fim de sua vida.

Os animais são seres que também sentem fome, frio, sede e sofrem a todo instante com a rejeição humana. Se já é difícil para um animal sem raça definida ser adotado, imagine um animal com deficiência física. O preconceito também existe, mas é preciso romper barreiras, afinal, um animal que tem limitações e mesmo assim é amado e bem cuidado sabe retribuir com gratidão até o fim de sua vida.

Muitos são os problemas que podem levar a uma paralisia dos membros e possível amputação. As patologias que acometem a coluna são muito frequentes, principalmente em raças com o corpo mais comprido, como o Dachshund. Mas também há casos de maus tratos e atropelamentos em que não há condições de se restaurar o membro afetado.

É então chegado o momento em que o proprietário se depara com a indicação de amputar uma pata do seu cão ou gato e, provavelmente, deve se fazer dezenas de perguntas, como por exemplo: De que forma irei cuidar dele? Como ele poderá viver assim? Não seria melhor sacrificá-lo?

Os animais têm uma capacidade incrível de adaptação e a ausência de um ou dois membros irá lhe dar algumas limitações, mas de forma alguma o impede que continue vivendo bem.

Seja por desinformação ou qualquer outro motivo, muitos preferem abandonar seus cães acreditando que não há solução. No entanto, os animais podem receber uma espécie de cadeira de rodas ou próteses adaptadas a eles. Basta seguir alguns cuidados e com a orientação do Veterinário é possível que um cão viva bem nestas condições. Curiosamente, além de cães e gatos, outros animais como cavalos, suínos, tartarugas e até elefantes já receberam uma segunda chance graças ao avanço da Medicina Veterinária.

Há ainda estudos sendo realizados com a utilização de células troncos também em animais. Seja qual for a opção adotada pelo proprietário, ao enfrentar uma indicação de amputação ou receber a notícia de que seu animal tem uma paralisia irreversível nos membros, saiba que a eutanásia não precisa ser uma opção.

Aqueles que cuidam de um cão ou gato deficiente físico sabe que não tem só apenas um melhor amigo… mas sim, um melhor amigo ESPECIAL!

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

Veja também:

gato_la
A vida do seu cão ou gato… “por um FIO”!
cao_gato
Cães e gatos também podem ser estéreis
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest