Algumas semanas atrás, uma foto ganhou a internet: um cachorro utilizando aparelho nos dentes. Muita gente duvidou, algumas estranharam, alguns demonstraram ser contra, outros a favor e a polêmica estava instalada. Mas será que essa foto é mesmo real? Existe aparelho para cães? A foto do Golden Retriever com um sorriso metalizado foi o suficiente para instalar a curiosidade das pessoas e alguns se perguntaram: Isso foi maldade ou questão de necessidade?

Antes de mais nada, a foto é real sim e a utilização de aparelhos ortodônticos em cães existe, mas não por motivos estéticos e sim por questão de saúde. Ou seja, alguns animais realmente têm problemas sérios por uma má formação ou má oclusão na cavidade bucal e sequer conseguem se alimentar ou fechar a boca direito. Nestas situações, o aparelho nos dentes pode ser uma solução, apesar de não tão comum ainda no Brasil, isso já ocorre com maior frequência nos Estados Unidos.

O tratamento, no geral, tende a ser mais curto que em humanos, durando cerca de 3 a 6 meses e deve ser realizado por Veterinários especialistas em odontologia, que são os mais indicados para realizar tais procedimentos, mas claro, apenas após uma rigorosa avaliação.

O aparelho, normalmente, é bem aceito pelo animal e deve ser colocado de forma a não prejudicar a sua qualidade de vida e não interferir na alimentação. Em alguns casos, porém, ele pode não ser recomendado e a cirurgia ortodôntica pode ajudar. Afinal, não é todo cão que “consegue” usar aparelho. Alguns ficam extremamente irritados e neste caso, devemos pensar em outras alternativas.

Mas como saber se está tudo “ok” com a saúde bucal do cão? Isso somente um Veterinário poderá lhe dizer. Porém, é bom ficar atento a alguns sinais que eles costumam demonstrar:

 

  • Esfregar a cabeça com as patinhas;
  • Uivar ao se alimentar;
  • O animal para de se alimentar, ainda que demonstre apetite;
  • Sangramentos na boca;
  • Inchaço.

 

Se perceber qualquer sintoma como esses acima, consulte o Veterinário de confiança. E para finalizar, sim, a foto era real e não se tratava de maus tratos, pelo contrário, o aparelho foi colocado, pois o animal tinha um sério problema bucal que estava afetando sua qualidade de vida.

E você, o que acha disso? Se fosse necessário por questões de saúde e recomendação veterinária, você colocaria aparelho em seu cãozinho? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

 

 

Este aqui é o Apolo. Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

 

 

65168 Visualizações
( 19 )

Veja também:

É-preciso-escovar-os-dentes-do-seu-cãozinho
É preciso escovar os dentes do seu cãozinho
Castrei-meu-pet_site(LupusAlimentos)
Castrei meu pet. Quais os cuidados pós-operatórios?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest