Os problemas de pele são uma das principais causas dos atendimentos veterinários.

A maioria dos cães ou gatos já tiveram uma queda significativa de pelos ou uma coceirinha irritante que acaba deixando os proprietários também muito incomodados por verem o sofrimento de seus animais. Este problema pode ter diversas causas, desde pulgas, carrapatos, alergias alimentares ou alergia a medicamentos, produtos de limpeza, poeira, dentre outros. Mas e quando seu cãozinho é diagnosticado com Sarna Demodécica, o que fazer?

A Sarna Demodécica é causada por um ácaro habitante natural da microbiota da pele dos animais e não é uma zoonose (ou seja, não pode ser transmitida aos humanos). Também conhecida como sarna negra, pode acometer o animal de duas maneiras: de forma localizada ou em todo o corpo.

É uma dermatopatia muito comum e não é raro ver os proprietários se perguntando: Meu cão não tem contato com outros animais e não sai à rua, como ele pode ter pegado essa sarna? Este tipo de sarna, particularmente, é transmitido da mãe para os filhotes através do contato, durante os primeiros dias de vida. O animal que estiver passando por uma situação de estresse ou estiver com o sistema imune comprometido, pode ter recaídas e apresentar as lesões novamente. Já a transmissão de um cão adulto para outro pode ocorrer, mas em condições muito específicas, apesar de ser raro.

Os animais acometidos podem apresentar áreas sem pelo, avermelhadas ou escuras, crostas, descamação da pele e a coceira pode nem sempre estar presente. Para diagnosticar esta doença são necessários exames de triagem e outros para a identificação de uma quantidade significativa do ácaro.

O tratamento deve ser indicado pelo Médico Veterinário e geralmente, abrange medicamentos acaricidas, xampus, cremes, loções, e no caso de infecções bacterianas secundárias, o uso de antibióticos.

É importante salientar que alguns medicamentos acaricidas, que podem ser comprados facilmente em casas agropecuárias ou pet shop sem indicações, podem ser altamente perigosos e fatais se usados na dose incorreta. Além disso, há algumas raças de animais que possuem hipersensibilidade a alguns componentes e o uso destes, pode matar o seu cãozinho. Portanto, não coloque em risco a saúde do seu melhor amigo fazendo a automedicação.

A Sarna Demodécica, assim como os outros problemas de pele, requer um tratamento prolongado e que deve ser seguido à risca pelo proprietário. Um animal com pelagem bonita e saudável demonstra todo o cuidado que seu dono tem com ele.

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

466 Visualizações

Veja também:

ronronado_bichanos
O ronronado dos bichanos
piometra
Piometra: uma EMERGÊNCIA veterinária!
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest