Isso pode ser considerado normal?

Há muitas pessoas que ainda se surpreendem ao verem um cachorro ou gato espirrando. Mas o espirro, nada mais é que um reflexo protetor do sistema respiratório, que também está presente nos animais. Consiste numa liberação rápida de ar, numa tentativa do corpo de expelir alguns alérgenos (substâncias que causam alergia). Mas até que ponto um espirro pode ser considerado normal?

Espirros que ocorram esporadicamente não são preocupantes e, de forma geral, são considerados normais. Isto passa a ser preocupante quando o animal o apresenta de forma muito frequente e aguda. Os motivos pelo qual isso ocorre podem incluir a presença de corpos estranhos, em casos onde o animal costuma escavar a terra ou o jardim, parasitas nasais, tumores, doenças alérgicas e infecções.

Em algumas doenças, os animais podem apresentar outros sinais associados, como, por exemplo, secreção nasal ou ocular mucosa/purulenta, febre, conjuntivite e podem ficar esfregando o nariz com sua pata, como sinal de incômodo.

O proprietário que perceber que seu animal está espirrando, deverá ficar atento a todos os sinais que possam surgir simultaneamente, para que possa detalhar ao Médico Veterinário e assim, o diagnóstico será feito mais facilmente. Podem ser utilizados alguns meios diagnósticos a depender da suspeita clínica, como, por exemplo, o exame rinoscópico.

O tratamento irá depender da causa dos espirros, podendo incluir medicamentos para alergias ou infecções ou simplesmente, com a descoberta do alérgeno, basta evitar a exposição deste para o animal.

Um proprietário cuidadoso saberá quando uma doença está causando grande desconforto ao seu animal, aqueles que estão sempre atentos têm grandes chances de receberem o título de melhor amigo do cão ou do gato.

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

1584 Visualizações
( 1 )

Veja também:

atropelamento_caes
Atropelamento: o que fazer?
cao_coceira
Vermes podem ser transmitidos por pulgas: Você sabia?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest