Quem tem um cãozinho em casa sabe bem disso: o banho é parte fundamental para manter a higiene e bem-estar do pet em dia. Mas será que você sabe de quanto em quanto tempo deve dar banho em seu cãozinho? Será que existe alguma frequência ideal indicada por Veterinários?

Em primeiro lugar, para definir a frequência ideal para dar banho no seu pet é preciso conhecer bem os seus hábitos e ambiente em que vive. O que queremos dizer com isso é que um animal que vive dentro de um apartamento com a família e quase não sai para a rua deverá ter hábitos completamente diferentes de um cão que vive em um quintal com terra ou grama, por exemplo, e que dorme dentro de casa com seu tutor. Percebe a diferença, não é mesmo?

O banho ajuda a eliminar a sujeira que se acumula sob a pelagem do cão, além de auxiliar na remoção de pelos mortos. Mas quando o banho é dado em uma frequência muito grande, ele pode ter um efeito não tão bom assim para a saúde da pele do cão. Isso porque o banho também diminui a proteção natural da pele, o que pode desencadear uma pele muito ressecada ou o contrário, uma pele muito oleosa.

 

EXISTE UMA FREQUÊNCIA IDEAL DE BANHO EM CÃES?

Não. Não existe uma única frequência que seja ideal para todos os cães, com diferentes tipos de pelagem e com hábitos distintos. O tutor deve, portanto, observar a necessidade de cada animal e com isso definir sua própria regularidade. Mas é importante que, de maneira geral, não sejam dados banhos com intervalos menores que uma vez por semana, a não ser que seja recomendado pelo Médico Veterinário, para que não seja prejudicial às barreiras naturais da pele do pet.

 

QUAIS PRODUTOS USAR PARA O BANHO DO CACHORRO?

Embora tenhamos uma variedade imensa de produtos próprios para banho em pets, muitas pessoas ainda utilizam seus próprios shampoos ou sabonetes para dar banho no cão. Mas isto não é o recomendado. Ocorre que alguns animais podem apresentar um certo grau de alergia ou sensibilidade na pele. Por isso, o ideal é que o pet receba sempre um produto específico para a espécie e de preferência, para o seu tipo de pelagem.

POSSO DAR BANHO EM CASA?

Sim. Se você é uma pessoa paciente, tranquila e cuidadosa, não há problemas em dar banho em seu pet em casa. O importante é cuidar para evitar que os produtos entrem em contato com os olhos do cão, embora alguns não tenham essa contraindicação. Além disso, é fundamental cuidar para que não entre água no ouvido do cão, o que favorece o surgimento de otite (infecção de ouvido). Para evitar que isso aconteça, você pode utilizar pequenos tufos de algodão dentro da orelha do pet, durante o banho.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e fique de olho em nossa página no Facebook e no Instagram, pois sempre tem informação nova para você!

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Meu animal foi picado: o que fazer?
Cachorro e gato pegam micose?
QR Code Business Card