Você já ouviu falar de ascite em cães e gatos? Não? E barriga d’água? A barriga d’água é o nome popular que damos a uma condição chamada de ascite, que pode ter diversas causas diferentes em pets.
A ascite é um sintoma caracterizado pelo acúmulo de líquido na cavidade abdominal. Este líquido pode ter diversas composições como, por exemplo, sangue, urina ou plasma e que estão diretamente relacionadas à causa do problema.
POSSÍVEIS CAUSAS DE ASCITE:
- Verminose;
- Falta de proteína no sangue;
- Tumores;
- Hemorragia;
- Insuficiência cardíaca;
- Insuficiência hepática;
- Ruptura de algum órgão internamente, como a bexiga ou outros;
DIAGNÓSTICO:
O diagnóstico deve sempre ser feito por um Médico Veterinário, que além de examinar clinicamente o pet, poderá solicitar também alguns exames de imagem como raio-x e ultrassom. Além disso, é importante obter uma análise do líquido que se encontra solto na cavidade para revelar sua causa.
TRATAMENTO:
O tratamento também deve ser recomendado por um Médico Veterinário, que fará a orientação de acordo com a causa base, que conforme citado acima, pode ter diversas origens e portanto, diversas possibilidades de tratamento, que incluem desde o uso de diuréticos, antibióticos, acompanhamento nutricional até mesmo a drenagem do líquido em um procedimento chamado de paracentese.
A ascite pode surgir em animais como um único sintoma, ou então pode vir associada a problemas como dificuldade para respirar, mucosas amareladas, tumores, falta de apetite, sangramentos e outros sinais. Portanto, se você tem um pet com este sintoma, fique atento e consulte um profissional o mais rapidamente possível para evitar que o quadro se agrave.
Quer saber mais? Leia uma outra matéria sobre o assunto, clicando aqui.

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!