Você já ouviu falar de ascite em cães e gatos? Não? E barriga d’água? A barriga d’água é o nome popular que damos a uma condição chamada de ascite, que pode ter diversas causas diferentes em pets.

A ascite é um sintoma caracterizado pelo acúmulo de líquido na cavidade abdominal. Este líquido pode ter diversas composições como, por exemplo, sangue, urina ou plasma e que estão diretamente relacionadas à causa do problema.

POSSÍVEIS CAUSAS DE ASCITE:

  • Verminose;
  • Falta de proteína no sangue;
  • Tumores;
  • Hemorragia;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Insuficiência hepática;
  • Ruptura de algum órgão internamente, como a bexiga ou outros;

DIAGNÓSTICO:

O diagnóstico deve sempre ser feito por um Médico Veterinário, que além de examinar clinicamente o pet, poderá solicitar também alguns exames de imagem como raio-x e ultrassom. Além disso, é importante obter uma análise do líquido que se encontra solto na cavidade para revelar sua causa.

TRATAMENTO:

O tratamento também deve ser recomendado por um Médico Veterinário, que fará a orientação de acordo com a causa base, que conforme citado acima, pode ter diversas origens e portanto, diversas possibilidades de tratamento, que incluem desde o uso de diuréticos, antibióticos, acompanhamento nutricional até mesmo a drenagem do líquido em um procedimento chamado de paracentese.

A ascite pode surgir em animais como um único sintoma, ou então pode vir associada a problemas como dificuldade para respirar, mucosas amareladas, tumores, falta de apetite, sangramentos e outros sinais. Portanto, se você tem um pet com este sintoma, fique atento e consulte um profissional o mais rapidamente possível para evitar que o quadro se agrave.

Quer saber mais? Leia uma outra matéria sobre o assunto, clicando aqui.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e fique de olho em nossa página no Facebook e no Instagram, pois sempre tem informação nova para você!

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Parvovirose tem cura?
Glândula anal inflamada em cães
QR Code Business Card