Gosta de uma boa soneca e não precisa de grandes doses de exercício.

O Basset Hound ou simplesmente Basset (lê-se: Bassê) é uma raça de cães de patas curtas e grossas e baixa estatura, criada para caçar pelo faro. Surgiu por volta de 1800 através do cruzamento entre o Bloodhound e o Beagle, adquirindo assim as características da raça como pêlo solto e coloração. Seu faro é muito potente, perdendo apenas para o do Bloodhound. O nome basset vem da palavra francesa “bas” que significa “baixo” ou “anão”.

Estes cães tem entre 33 a 38 cm de altura e seu peso fica em torno de 20Kg e 30Kg. Têm pelo liso e curto. Embora qualquer cor seja considerada aceitável para os padrões da raça, os Bassets são geralmente tricolores (preto, marrom e branco) ou bicolores (branco e marrom ou preto e branco)

Uma de suas características principais são as longas orelhas e o pescoço forte, com muitas dobras.

Possui uma cauda longa, afinada no final e curvada para cima. Muitos possuem a ponta da cauda pintada de branco, o que era muito útil quando eram usados para caça, pois podiam ser vistos de longe, mesmo no meio de arbustos.

É um cão rústico, que vive perfeitamente bem em apartamentos, fazendas ou casas.

O olhar pensativo e a expressão melancólica do Basset Hound enganam muita gente. Na verdade ele é um cão alegre, brincalhão extremamente amável e que faz amizades com facilidade. As crianças o adoram e ele sabe muito bem retribuir esse carinho. É um excelente companheiro, possuindo temperamento equilibrado, não sendo agressivo nem tímido. É muito devotado ao dono e inteligente.

Dra. Henriette Brito Jordão
CRMV-RJ-8489
Clínica auQmia – Nova Friburgo – RJ

Veja também:

Gato Abissinio
Gato Abissínio
Cão mais feliz com enriquecimento ambiental e comportamental
Cão mais feliz com enriquecimento ambiental e comportamental
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest