Qual é o melhor? (cientificamente falando)

Iniciaremos a seguir uma série de comparativos entre os cães e os gatos. E o primeiro tema a ser abordado é o Cérebro!

Embora existam pessoas que gostem dos dois animais de estimação, grande parte dos donos destes bichos discutem apaixonadamente para defender os gatos ou os cachorros.

Até uma década atrás, havia poucas provas científicas para determinar qual deles é mais esperto ou carinhoso, mas agora existem inúmeras pesquisas mostrando detalhadamente quais características são geralmente mais marcantes em cada espécie. Confira a nossa grande disputa entre cães e gatos!

Cérebro

O cérebro de um cão de médio porte tem 64 gramas, e é maior que o cérebro de um gato de médio porte, que pesa apenas 25 gramas. Porém, não podemos ignorar que um gato de médio porte é bem menor que um cachorro médio. Medindo o tamanho do cérebro como uma proporção do peso corporal, os gatos levam a melhor, mas por pouco.

Geralmente, mamíferos menores têm o tamanho do cérebro um pouco maior em relação ao corpo do que aqueles de mamíferos maiores, então o resultado já era de se esperar.

Entretanto, não é possível levar em conta apenas o tamanho do cérebro para medir a inteligência do animal. Isso é melhor determinado pelo comportamento do animal do que a simples anatomia.

Entretanto, uma medida anatômica dá uma boa noção da capacidade de processamento cerebral do animal: o número de neurônios no córtex cerebral. Neste quesito, os gatos ganham com folga, com 300 milhões de neurônios, contra apenas 160 milhões dos cães.

Ganhador: Gatos

Fonte: hypescience.com

Veja também:

shiba
Adotou um cachorrinho e quer saber a idade dele?
cao_e_gato2
Cachorro ou Gato: Ligação com os donos
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest