A tosse em cães, assim como ocorre com os seres humanos, é um reflexo natural do organismo, mas que quando se apresenta de forma muito frequente pode indicar a existência de alterações no sistema respiratório ou cardiovascular do animal que devem ser investigadas.    

Um dos principais problemas que causa tosse em cães é a Traqueobronquite Infecciosa Canina, mais conhecida como tosse dos canis. É uma condição infecciosa, onde há a ação de vírus e bactérias que afetam o sistema respiratório do pet e causam esse sintoma. Esse é um problema bastante comum no inverno e outono, embora também possa acontecer com menos frequência em outras épocas do ano.

A tosse dos canis é uma doença que pode ser prevenida através da vacinação dos cães contra essa enfermidade, bem como, evitando-se locais fechados e com muita aglomeração de cães, onde a transmissão de microrganismos se torna mais facilitada.

 

Quer saber mais sobre a Tosse dos Canis? Leia essa matéria.

 

Outras possíveis origens respiratórias da tosse em cães podem ser as bronquites e as traqueítes, que estão relacionadas à inflamação de partes do sistema respiratório. Além disso, outras causas de tosse podem ser o colapso de traqueia e os problemas cardíacos como a insuficiência cardíaca, por exemplo.

 

Quer saber mais sobre a insuficiência cardíaca em cães? Clique aqui.

 

Atenção: alguns sintomas como náuseas ou engasgo podem estar associados à tosse e têm relação com outras condições que devem ser melhor investigadas.

 

            O QUE FAZER SE MEU CÃO ESTÁ COM TOSSE?

Com todas essas possíveis causas, é muito importante que ao primeiro sinal de tosse do cão, o tutor passe a observar em que situações isso ocorre com mais frequência, em qual horário do dia e se existem outros sintomas associados.

Dessa forma, com todas as informações em mãos, é fundamental que o pet passe por uma consulta com o Médico Veterinário que poderá determinar o melhor exame complementar a ser feito e identificará a causa da tosse e o seu tratamento.

*É importante que os tutores tenham em mente que não se deve administrar nenhum medicamento por conta própria ao cão.

Gostou dessa matéria? Então curta e compartilhe com seus amigos. E continue nos acompanhando por aqui, pois sempre tem novidades pra você.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Matéria outubro_Gato com Diarreia
Doença do carrapato em cães: por que e como ficar longe desse problema?
Matéria outubro_Gato com Diarreia copy 2
Os cachorros e gatos trocam de pelo na primavera?
QR Code Business Card