Essa é uma dúvida bastante comum entre os tutores de cães e gatos e que costuma gerar bastante curiosidade. Mas afinal, os cães e os gatos trocam ou não os dentes? É o que vamos descobrir na matéria de hoje.

Os animais, assim como os humanos, também trocam os dentes decíduos ou “dentes de leite” por dentes permanentes. Esta troca normalmente ocorre por volta dos 4 aos 6 meses de idade e sem grandes complicações.

Durante essa fase de troca de dentes é comum que os animais fiquem um pouco mais seletivos com a alimentação e queiram ficar mordendo tudo.

QUANDO DEVEMOS NOS PREOCUPAR COM A TROCA DE DENTES?

Normalmente a troca de dentes ocorre sem que os tutores sequer percebam que o pet está passando por isso. Isso porque, muitas vezes, o dentinho cai e o animal o engole ou mesmo caem no chão e o tutor nem se dá conta.

Mas é importante que você fique atento caso observe que o animal está sem se alimentar ou com sangramentos exagerados na boca. Um pequeno sangramento pode ser considerado normal pela própria troca de dentes, mas fique atento caso isso se prolongue.

Outro momento onde você deve se preocupar é quando o dente antigo não cai e o dente novo começa a nascer, se sobrepondo um ao outro. Esta é uma situação bastante comum em raças como o Shih Tzu, Maltês, Lhasa Apso, Yorkshire e Poodle. Nestes casos, um Médico Veterinário deverá ser consultado, pois os dentes sobrepostos poderão causar dor, dificuldade para se alimentar, além de acumularem mais alimentos e predisporem a problemas periodontais. Então, esses casos devem ser tratados com mais atenção.

DEVO ESCOVAR OS DENTES DO PET MESMO ANTES DE ELE TER DENTES PERMANENTES?

Sim, é importante que você já condicione o animal desde pequeno com a escovação diária dos dentinhos. Assim, quando ele crescer já estará mais acostumado com a rotina.

Gostou de ter mais informações sobre essa curiosidade pet? Então compartilhe com os seus amigos essa matéria e deixe abaixo o seu comentário. Semana que vem tem mais conteúdo novo por aqui.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e fique de olho em nossa página no Facebook e no Instagram, pois sempre tem informação nova para você!

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

MEU CACHORRO ESTÁ SOLTANDO MUITO PELO – O QUE PODE SER?
3 SINAIS DE QUE VOCÊ PRECISA PASSEAR MAIS COM O SEU CACHORRO
QR Code Business Card