As pulgas são um grande temor de tutores de cães e gatos, não é mesmo? Afinal, ninguém quer ver seu bichinho de estimação sofrendo com a coceira intensa causada por esses parasitas. Mas além da coceira incômoda que as pulgas causam em todos os pets, você sabia que alguns animais podem ter um sofrimento ainda maior com a presença destes parasitas? É isso mesmo, alguns cães e gatos podem apresentar alergia à picada de pulgas e de outros parasitas.

A doença é chamada de DAPE, que significa Dermatite Alérgica à Picada de Pulgas e pode atingir animais de diversas raças e idades. A maioria deles tem apenas um leve incômodo pela presença de pulgas em seu corpo. Mas outra parcela de cães e gatos pode apresentar uma certa sensibilidade exagerada à saliva da pulga, que acaba entrando em contato com a pele do animal, quando ela se alimenta de seu sangue.

Dessa forma, a pele do animal que tem hipersensibilidade acaba sofrendo com uma reação exagerada do organismo, que traz ainda mais coceira e outros sinais que estão destacados abaixo.

SINTOMAS DE DAPE:

  • Coceira;
  • Feridas com crostas e secreções pela pele;
  • Falta de pelo em algumas regiões do corpo;
  • Vermelhidão da pele.

 

COMO TRATAR A DAPE?

A Dermatite Alérgica à Picada de Pulgas deve sempre ter seu tratamento acompanhado por um Médico Veterinário, que indicará um controle pesado para evitar que o pet seja infestado por este parasita. Pois ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, quando falamos de um animal com alergia à picada de pulgas, é importante saber que ele não precisa estar intensamente parasitado, ou seja, ele não precisa estar cheio de pulgas para desenvolver os sintomas. Pelo contrário, poucas picadas de uma pulga são suficientes para desencadear uma reação alérgica.

Desta forma, se o seu animalzinho tem essa hipersensibilidade, a primeira coisa que você deve saber é que deverá ter um controle enorme para evitar que ele pegue pulgas. E este controle deve envolver não apenas os cuidados com o animal, mas também com o ambiente em que ele vive. O controle da DAPE é algo que deve ser feito durante toda a vida do animal de forma muito rigorosa.

A DAPE é uma doença bastante comum em pets, mas que pode ser controlada, desde que haja um acompanhamento correto. Consulte sempre o Médico Veterinário de sua confiança e cuide para que as pulgas e outros parasitas fiquem longes do seu animalzinho.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e fique de olho em nossa página no Facebook e no Instagram, pois sempre tem informação nova para você!

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

4 vantagens de adotar um cão adulto
Passeio: devo esperar meu cão tomar todas as vacinas?
QR Code Business Card