Dá para perceber que os cães são bem mais espertos do que imaginávamos.

 

Animais de estimação, cães guia, cães de guarda ou apenas uma companhia. Fato é que os animais são tão espertos e fáceis de lidar, que suas funções estão cada vez mais aumentando. Hoje dizem até que eles são capazes de “farejar” e “detectar” algumas doenças nos seres humanos. Será?

A gente sabe que grande parte dos seus sentidos são muito mais aguçados que os nossos. Isso inclui o olfato. Enquanto nós, humanos possuímos cerca de 50 milhões de células olfativas, os cães possuem cerca de 220 a 300 milhões.

Os pesquisadores de diversas partes do mundo, atentos as novas possibilidades, perceberam que se os cães conseguem encontrar pessoas perdidas através do cheiro, talvez fossem capazes de perceber nuances de cheiros diferentes e tão sutis, que poderiam ser indicativos de algumas doenças. O que obviamente, o nosso nariz não é capaz de detectar, parece-nos que o deles é.

Com base em estudos preliminares, acredita-se que o cão é capaz de detectar alguns tipos de câncer. Acredita-se que os tumores possam ter um cheiro distinto ou transformam o odor do hálito, das fezes, urina, ou seja, um componente químico que eles conseguem sentir, às vezes mesmo em estágio inicial da doença. E a taxa de acerto é surpreendentemente alta, mais de 90%. Alguns até chegam muito próximos de 100%.

Mas obviamente, ainda se tratam de estudos, de pesquisa. É preciso entender a fundo de que forma e quais os componentes que o cão é capaz de identificar antes de sair testando nas pessoas. Se todas as hipóteses se confirmarem, será mais uma prova da grande inteligência e utilidade dos cães.

Dá para perceber que os cães são bem mais espertos do que imaginávamos. Eles já ajudam na recuperação de pessoas com problemas psicológicos, dificuldades de socialização, autismo, auxiliam na qualidade de vida de pessoas idosas e trazem muitos benefícios na saúde de todos nós. E como se não bastasse, ainda se tornarão úteis no diagnóstico de doenças. É ou não é merecido o título de melhor amigo do homem?

 

 

 

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

655 Visualizações

Veja também:

caes-e-gatos-enxergam-preto-e-branco-
É verdade que cães e gatos só enxergam preto e branco?
medico-veterianario
3 motivos para levar o Pet ao Veterinário
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest