Aprenda a lidar com essa necessidade da natureza canina.


Existem vários motivos para um cachorro roer os móveis, e a grande maioria deles é simplesmente um sinal de que o cão tem necessidades típicas da natureza canina.

Apesar do problema ser fácil de ser resolvido, é preciso fazer alguns ajustes na rotina da casa.

Como exemplo de alguns motivos que os nossos peludos têm para roer a casa toda, está:

  • Porque os dentinhos estão nascendo;
  • Porque precisam exercitar a mandíbula;
  • Porque não possuem produtos adequados para roer e destruir (só deles);
  • Porque são pouco exercitados;
  • Porque passam mais do que 4 horas por dias sozinhos;
  • Porque ficam ansiosos;
  • Porque estão com medo;
  • Porque a raça dele trabalha muito com a boca (por exemplo, buscando caças ou capturando e matando roedores).

 

A boca dos cachorros é equivalente às nossas mãos. É o que eles usam para pegar e examinar as coisas, avaliar seu possível uso e transportar o que interessa de um lugar para o outro. Ao roer, o cachorro sabe a textura, o gosto e se alguma coisa é boa ou ruim para comer.

Faça com que os brinquedos dele (e ele deve ter vários) sejam os mais atraentes possíveis. Se ele parece adorar coisas com o seu cheiro, deixe o brinquedo em seu cesto de roupa suja por um ou dois dias antes de dar para ele. Esfregue algo saboroso nas bolas de borracha ou outros brinquedos ou coloque petiscos dentro de brinquedos ocos, qualquer coisa que possa estimular seu cachorro a gostar deles.

No geral, seja claro ao dar sua mensagem a ele desde o começo. Dê brinquedos apropriados para roer e elogie quando ele escolher o objeto certo. Sempre tenha um desses brinquedos por perto (até mesmo leve um com você). Se você vir seu cachorro roendo alguma coisa que não deve, retire o item rapidamente e troque por um brinquedo que ele possa roer. Então, elogie-o por estar roendo o brinquedo certo.

Se você quer dar ossos para seu cão roer, prefira ossos bovinos grandes e da coxa, esterilize-os, deixando ferver por meia hora. Nunca dê ossos pequenos ou que possam lascar com facilidade, como os de galinha ou de peru.

Alguns cães continuam roedores ativos por toda a vida. Roer destrutivamente é um comportamento muito comum em cachorros que ficam muito tempo sozinhos, pois é uma maneira de diminuir o tédio ou a ansiedade. Cães que ficam sozinhos precisam ter vários brinquedos diferentes, que devem ser alternados para continuarem interessantes. Quando estiver em casa com seu cachorro, certifique-se de exercitá-lo e use o tempo com qualidade.

Só corrija seu cachorro por estar fazendo algo errado se pegá-lo no ato. Nunca reprima um cachorro depois do fato. Não importa o quanto pareça que ele sabe que fez algo errado, ele está apenas reagindo a você e a sua raiva.

Dra. Henriette Brito Jordão
CRMV-RJ-8489
Clínica auQmia – Nova Friburgo – RJ

Veja também:

Cão Filhote
Você deixa seu cão de castigo?
Gato Abissinio
Gato Abissínio
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest