E porque eles fazem isto? O uivo seria um sinal apenas de sofrimento e dor?

Os cães têm uma forma diferente de se comunicarem. Seja com latidos, lambidas, abanando a cauda ou… Uivando!

Muitas características de seus ancestrais (lobos), os cães carregam consigo e o uivo é uma delas. Para entender melhor essa atitude é importante saber que os lobos tinham o costume de uivar como forma de comunicação à distância uns com os outros. O uivo atinge um timbre mais alto e agudo, que acaba por se propagar com mais facilidade atingindo grandes distâncias. Nesses casos, os lobos percebiam a presença de alguns uivos desconhecidos e potenciais inimigos.

Mas e os cães? Os especialistas em comportamento apresentam algumas teorias. Quando o cão fica muito tempo sozinho em casa e sente falta de seus donos ele pode uivar numa tentativa de fazê-los voltar para casa. Outro motivo seria quando há fêmeas no cio pela vizinhança, o cão uiva para se exibir para a fêmea. Cães que ficam muito tempo sozinhos e entediados também apresentam essas atitudes.

É um comportamento que, na maioria das vezes, se não estiver associado a nenhum sinal clínico não significa necessariamente que o animal esteja sentindo dor. Pode ser apenas uma herança de seus ancestrais. E em se tratando de uivar, três raças são campeãs e conhecidas por uivarem mais que as outras, são elas: Husky Siberiano, Samoieda e o Malamute do Alaska.

O uivo é um comportamento frequentemente normal, mas se seu cão fizer isto em excesso, algumas dicas podem ajudar. Busque não deixá-lo muito tempo sozinho e se isto for inevitável, traga opções para diminuir seu tédio, como brinquedos interativos, ossinhos ou mesmo um outro cão como companhia.

Se o caso for um pouco mais sério e além disso, o animal apresentar outros sinais clínicos, vale a pena levá-lo para uma consulta veterinária para descobrir outra causa associada.

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

653 Visualizações

Veja também:

tumor_mama
Tumor de mama: a prevenção é sempre o melhor remédio
cao_fogos
Medo de rojões, o que fazer?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest