O nome parece estranho, não é mesmo? Mas o “cherry eye” ou olho de cereja como é mais conhecido é um problema muito comum, principalmente em algumas raças específicas.

 

O prolapso da glândula da terceira pálpebra nada mais é que a projeção de uma glândula do olho, responsável pela produção lacrimal e que deveria ficar internamente e acaba sendo levada para fora por várias causas. Quando a glândula é exposta, esta sofre uma inflamação e sofre um aumento de tamanho.

 

Causas do Cherry Eye:
• Enfraquecimento dos tecidos adjacentes
• Traumatismos (coceiras, acidentes)

 

Raças predispostas:
Sharpei
Bulldog
Boxer
Pug

 

As raças destacadas acima são consideradas predispostas pela própria anatomia da cabeça que facilita a projeção dessa glândula com esforços menores do que ocorreria com outras raças. Entretanto, qualquer animal pode ser acometido. O prolapso da glândula é muito fácil de ser notado, onde é possível observar uma “bolinha” no canto interno do olho do animal e que normalmente, surge nos dois olhos.

 

Pelo fato da glândula ser responsável por boa parte da produção das lágrimas, a sua função pode ficar comprometida e o cão passa a apresentar olho seco e um certo grau de irritação que pode até mesmo levar a um quadro de ulceração.

 

O tratamento deve ser feito sempre por um Médico Veterinário, que irá reposicionar a glândula cirurgicamente, fazendo um tratamento terapêutico, incluindo antibióticos, anti-inflamatórios e lubrificantes. O prognóstico é bom e depois da cirurgia, a recuperação do animal tende a ser rápida quando não há complicações.

 

Se perceber que surgiu uma “pele” ou “bolinha” de cor rosa ou vermelha no cantinho do olho do seu pet não hesite em procurar o Veterinário o quanto antes.

 

Gostou dessa matéria? Fique de olho, porque semana que vem tem mais.

 

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

 

 

 
Esta aqui é a Tite. Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

 

 

 

 

124080 Visualizações
( 40 )

Veja também:

Anestesia-em-cães-e-gatos-será-que-é-seguro(LupusAlimentos)
Anestesia em cães e gatos: será que é seguro?
cistite-em-cães(LupusAlimentos)
Cistite em Cães
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest