Quem tem muitos animais em casa convivendo juntos sabe da preocupação que fica quando um deles adoece. Muita atenção deve ser dada aos cuidados com o ambiente contaminado com vírus potencialmente infectantes, já que alguns podem ficar por muito tempo no local, infectando outros animais. É o caso do agente causador da Parvovirose, um vírus muito resistente e que pode permanecer por bastante tempo ali no local.

 
 

Por quanto tempo o vírus da Cinomose fica no ambiente?

 

O vírus da Cinomose é um vírus que chamamos de envelopado, o que significa que em sua estrutura há uma membrana lipoproteica, facilmente destruída pelos desinfetantes mais comuns, desde que a desinfecção seja feita da maneira correta. Os vírus envelopados, portanto, não duram muito tempo no local. Neste caso, o vírus da Cinomose costuma durar mais ou menos 3 meses.

 
 
 

Por quanto tempo o vírus da Parvovirose fica no ambiente?

 

O vírus da Parvovirose não possui aquele envoltório lipoproteico que falamos acima, portanto, torna-se um agente muito mais resistente (ao calor e desinfetantes comuns) no ambiente, podendo chegar a até dois anos.

 
 
 

Então, se meu cão morreu com uma dessas doenças e eu quero
trazer outro animal para casa, o que devo fazer?

 

No caso da Cinomose, é mais simples, pois com uma boa limpeza, com detergentes comuns o vírus já é eliminado do ambiente. Mas como precaução, o uso de hipoclorito é indicado. No caso da Parvovirose, deve-se utilizar hipoclorito de sódio na desinfecção de todo o local. Isso inclui a limpeza de paredes e chão. Já os utensílios e tudo que possa ter tido contato, como comedouros, camas e roupas, aconselhamos descartar.

 
 
 

E por último, fica aqui uma dica:

 

Antes de trazer outro pet para casa, faça a vacinação do animalzinho para que ele esteja realmente protegido antes de chegar nesse novo ambiente. Se restarem dúvidas, consulte o Veterinário de sua confiança.

 
 
 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

 
 
 

Esta aqui é Belinha!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

 
 
 

147360 Visualizações
( 44 )

Veja também:

meu-cao-nao-para-de-morder-a-patalupusalimentos
Meu cão não para de morder a pata
quais-racas-de-cachorro-vivem-maislupusalimentos
Quais raças de cachorro vivem mais?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest