Um problema muito comum em humanos é a cistite. Mas você sabia que ela também pode atingir os animais? Isso mesmo, a cistite é uma inflamação na bexiga que ocorre em cães de qualquer idade, machos ou fêmeas levando a um quadro clínico de muita dor.

 

A principal causa de cistite é a contaminação bacteriana, mas cálculos (pedras), tumores, problemas anatômicos também podem levar a esse problema.

 

Vários sintomas podem ocorrer, dentre eles, o animal pode passar a urinar com mais frequência, outros com mais dificuldade e alguns podem até se tornar incontinentes. Ainda pode ser percebido um pouco de sangue na urina, lambedura excessiva da genitália e escoamento involuntário de urina.

 

O diagnóstico deve ser feito pelo Médico Veterinário através de exame físico, análise e cultura da urina para identificar possíveis cristais ou bactérias envolvidas no trato urinário. Em alguns casos, o raio-x e o ultrassom podem ser úteis para definir presença de cálculos e espessamento da parede da bexiga.

 

O tratamento irá depender da causa, pois como foi visto, a cistite pode ser causada por bactérias e nesse caso, o tratamento envolve antibióticos. Em casos de cistite por pólipos ou defeitos anatômicos, a correção é cirúrgica. E em casos de pedras na bexiga, algumas opções podem ser consideradas, como medicamento associado à dieta ou remoção cirúrgica.

 

É importante ficar atento aos sinais de dor e sangue na urina, que nos alertam para a possibilidade de uma cistite. Alguns animais sentem tamanha dor que podem até uivar ao tentar urinar. É possível notar também que por várias vezes o cão procura um lugar para fazer xixi e acaba não fazendo ou faz em pequenas quantidades várias vezes ao dia.

 

Se perceber qualquer um dos sintomas relatados, procure ajuda de um profissional e não utilize qualquer medicamento por conta própria.

 

Gostou dessa matéria? Tem sugestões para próximos temas? Então comente abaixo o que você gostaria de ver por aqui.

 

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

 

 

 

Esta aqui é a Thomas. Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

 

 

 

 

124517 Visualizações
( 40 )

Veja também:

cherry-eye(LupusAlimentos)
Olho de cereja em cães: será que seu cão corre o risco?
Microchip-em-cães-e-gatos(LupusAlimentos)
Microchip em Cães e Gatos
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest