Corajoso e fidelíssimo ao dono é também um bom guarda.

O Cocker Spaniel Inglês é a raça principal do grupo Spaniel, caracteriza-se por longas orelhas, pêlo sedoso, de língua rosada e freqüente exposta para fora da boca, pêlo levemente ondulado e em abundância. Fazem parte dos grupos dos: Cão de caça e Cão de companhia.

Esta alegre raça é muito carinhosa e obediente (tudo bem, não são todos tão obedientes). Brincalhões, estes cães pegam tudo que vêem pela frente, incluindo sapatos, plantas, canetas, tampas de caneta, papéis, livros e até celulares (por isso, prive estes objetos deles!). É um animal dócil e carinhoso, mas ao mesmo tempo carente. Por isso, necessita sempre atenção e dedicação. É muito fiel ao dono e muito inteligente. Desde sua origem, na Inglaterra, era um caçador de aves – o que se explica a especial antipatia do Cocker em relação a esses animais.

Alguns afirmam que é um cão bravo, mas o temperamento desta raça deve ser alegre e gentil. Essa fama foi gerada pelo excesso de acasalamentos indiscriminados, que são comuns nas raças muito populares, que geram problemas de caráter, estrutura e mesmo de saúde. Alguns têm mania de morder, mas é só um jeito de brincar com o dono.

O Cocker Spaniel possui um porte médio, cuja altura varia nos machos entre os 39 e os 42,5 cm e nas fêmeas entre os 38 e os 41 cm. O seu peso oscila entre os 12,7 e os 14,5 Kg. A sua pelagem é de comprimento médio, lisa e sedosa. São permitidas várias cores uniformes. Possui um crânio abobadado e um focinho largo, quadrado e profundo. O lábio superior recobre o maxilar inferior. As narinas são bem desenvolvidas e os olhos são doces, sendo a sua cor variável consoante a da pelagem. O pelo deve ser escovado diariamente, por questões de higiene, embora isso não seja necessário para que o mesmo mantenha-se belo. A tosa padrão preserva as franjas, deixando curto o pelo da cabeça e dorso.

Outro assunto importante é não deixar que entre água no ouvido do seu cão quando for dar banho. Alguns cães, principalmente desta raça, são propensos à fortes dores de ouvido caso lhes entre água através das orelhas, pois isso pode causar infecções (otite). Caso isto aconteça recomenda-se levá-lo ao veterinário para fazer um tratamento, que consiste em limpeza diária das orelhas e aplicação de antibiótico. O cocker tem as orelhas muito compridas e, ao comer num bebedouro normal, suja-as. Estes bebedouros devem ser um pouco mais altos, e estreitos do que os normais, visto que o focinho do animal é comprido o suficiente para chegar ao fundo do comedouro.

Estes cães devem praticar exercício físico diariamente (no mínimo uma hora), não só porque são muito ativos, mas também porque possuem um notável apetite, muita das vezes se tornam obesos se proprietário não passear com eles ou fornecer alimentação demasiada.

Dra. Henriette Brito Jordão
CRMV-RJ-8489
Clínica auQmia – Nova Friburgo – RJ

Veja também:

vacina
Vacinação
American Bully
American Bully
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest