Se você alguma vez já teve que administrar alguma medicação ao seu animalzinho sabe bem que esta pode não ser uma tarefa muito fácil, não é mesmo? Então para te ajudar, trouxemos aqui algumas dicas para facilitar essa tarefa.

COLOQUE O COMPRIMIDO NO MEIO DE UM ALIMENTO

A primeira tentativa vale para todos os tipos de cães e é a forma mais fácil de fazê-lo engolir um comprimido sem nenhum tipo de trauma. Faça o seguinte: coloque o remédio no meio de uma salsicha, carne moída, almôndega, pão ou ração pastosa e ofereça ao animal.

Se o seu cão for do tipo guloso ele vai engolir o remédio sem nem perceber e ainda vai pedir mais. Agora, se o seu animal for do tipo curioso e desconfiado, certamente ele vai lamber tudo e comer só a parte boa, deixando de lado ou cuspindo o comprimido. Neste caso, você não tem muita alternativa e precisará seguir direto para a próxima dica.

            COMPRIMIDO DIRETAMENTE NA BOCA

Caso a tentativa anterior não tenha funcionado, não tem outro jeito, você terá que colocar o comprimido diretamente na boca do animal. Mas claro, tome todos os cuidados necessários para que nem você e nem o seu cão se machuquem.

Aqui, você precisará conter o animal com calma, segurar o rosto dele com firmeza e pressionar para que ele abra a boca. Depois você deverá colocar o comprimido bem no fundo da garganta e fechar a boca do animal. Segure a boca dele fechada, assopre seu focinho e massageie devagar a sua garganta. Isso irá estimular a deglutição e o animal provavelmente engolirá o comprimido. Apenas solte sua boca, quando perceber que ele realmente teve o reflexo de engolir o remédio. Depois abra sua boca novamente apenas para se certificar de que ele não escondeu o comprimido e que realmente engoliu.

Após ele se comportar bem, ofereça um petisco e o elogie para que ele não fique com uma imagem tão negativa desse momento. Isso servirá para que nas próximas vezes tudo ocorra de forma mais tranquila e o animal entenda que ao fim de tudo, ele ganhará uma recompensa.

            Mas e se nada disso funcionar?

Bom, nestes casos é muito importante que você converse com o veterinário para saber se aquele comprimido pode ou não ser dissolvido na água e administrado na boca do animal através de uma seringa. Caso isso não seja recomendado pelo profissional, ele poderá indicar a administração da medicação por via injetável diretamente em seu ambulatório. O que importa é que o animal, de forma alguma, fique sem receber a medicação que foi prescrita, ok? Leve sempre muito a sério o tratamento da forma como foi indicado.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e fique de olho em nossa página no Facebook e no Instagram, pois sempre tem informação nova para você!

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

COMO ADAPTAR UM NOVO GATO NA CASA?
MEU CACHORRO ESTÁ SOLTANDO MUITO PELO – O QUE PODE SER?
QR Code Business Card