Dar banho no gato
… esta é uma tarefa difícil para você? Pois saiba que ela pode tornar-se menos traumática e desagradável para o bichano. E olha que nem é tão complicado assim. Não que os gatos adorem água, como os cachorros, mas algumas dicas podem fazê-lo se acostumar com a ideia e quem sabe, ele vai até gostar sem dar um miado sequer. Vamos lá?

 

Dica 1: Acostume-o desde pequeno

O ideal é que o gatinho seja acostumado com a água, o barulho da torneira e toda essa agitação desde filhote. Mas como nem sempre isso é possível, pule para a segunda dica.

 

Dica 2: Conquiste-o aos poucos

Não torne este momento assustador ao bichano. Vá com calma e não ache que irá conseguir um banho completo com tudo que tem direito já da primeira vez. De início, nas primeiras tentativas, o bacana é apenas ligar o chuveiro ou a torneira com o gato por perto, sem molhá-lo (Não tente espirrar umas gotinhas só pra ver a reação dele, ele, certamente, ficará assustado). Depois, em outro dia, molhe suas patinhas devagar, com o auxílio de um pano encharcado, enquanto o acaricia normalmente. Na próxima tentativa faça isso por todo o corpo do bichano. Em outra situação, experimente coloca-lo numa bacia com água rasa ou ir bem devagarzinho com a torneira ou chuveiro. Não a deixe com muita pressão, isso pode assustá-lo e não queremos ninguém machucado aqui, ok?

 

Dica 3: Produtos sem cheiro

Gatos ficam extremamente incomodados com cheiros muito fortes, principalmente se estiver no próprio corpo deles. Eles não sossegam enquanto não eliminam todo esse odor. Lembre-se: o olfato deles é muito mais sensível que o nosso, então o cheiro que não é forte para você, pode ser horrível para eles. E convenhamos, não há necessidade do cheirinho, o que importa é o gato estar limpo, certo? Prefira produtos sem cheiro, próprios para gatos ou com odor bem fraco, quase imperceptível.

 

Dica 4: Na hora do banho

Nada de tentar afundar o gatinho ou coloca-lo diretamente embaixo da torneira. Acredite: isso é um filme de horror pra ele e ele não vai permitir isso pela segunda vez.  Tome também muito cuidado ao lavar o rosto, para que não entre água nos ouvidos, o que poderia causar otite. Segure o bichano bem firme, mas sem machucá-lo. Converse com ele e o acaricie enquanto o enxagua.

 

Dica 5: Petiscos no banho

Isso mesmo. Sempre que quiser associar algo bom, ofereça petiscos e o pet saberá que esta é uma recompensa pelo bom comportamento. Ele acaba lembrando que quando vai tomar banho, ganha petiscos e aí já não parece tão ruim assim.

 

Dica 6: Banho no pet shop

Esta dica é só para gatinhos profissionais e já experientes, que aceitaram o banho como parte de suas vidas. Tirar o gato de casa nem sempre é uma boa opção, pois pode traumatizar ainda mais. Por outro lado, os profissionais estão acostumados e sabem fazer um banho direitinho. Eu recomendaria levar para banho em pet shop apenas gatos amigáveis, que precisam ser tosados e que gostam de banho. Os demais, melhor cuidar em casa mesmo.

 

Dica 7: Hora de secar

Assim como a água, tem gatos que têm pavor do barulho do secador. Outros não ligam. Se o seu é do tipo que fica com as pupilas dilatadas e o coração acelerado só de ver o secador, prefira secá-lo bem direitinho com um pano seco mesmo. Lembre-se de secar bem as orelhas e entre os dedinhos.

 

Dica 8: E se nada disso der certo?

Bom, se você já tentou de tudo e não conseguiu convencer seu bichano de que a água não é tão ruim quanto ele pensa, não se preocupe. Os gatos, por si só, já realizam uma limpeza diária, quase que o dia inteiro, mas apenas removem algumas impurezas e não todas. Eles são bastante higiênicos e evitam se sujar à toa. Neste caso, sua última opção é um paninho molhado para tirar a “poeira” sobre o pelo, a escovação diária com um pente próprio para gatos (que ajuda a eliminar os pelos mortos) e também há a opção no mercado de banhos a seco. Isso mesmo, são mousses ou sprays para passar no pelo do bichano, depois é só pentear.

 

Gostou das dicas? Depois, conte-nos sua experiência.

Até a próxima!

 

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

593 Visualizações
( 1 )

Veja também:

É-normal-cachorro-soluçar_site
É normal cachorro soluçar?
Como-fazer-seu-cachorro-emagrecer-em-5-passos_site
Como fazer seu pet emagrecer em 5 passos
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest