Que os felinos são um mistério à parte isso todo mundo já sabe, não é? Mas alguns comportamentos realmente intrigam as pessoas e um deles é justamente como o gato consegue voltar para casa depois de fugir ou ficar dias desaparecido?
 

Muita gente acredita que os bichanos possuem capacidades extra-sensoriais, mas alguns estudos dão explicações muito mais plausíveis para esse talento todo.
 

Acontece todo o tempo, o gato sai de casa e fica dias sem voltar, e quando seu tutor já está completamente sem esperanças, imaginando o pior, o bichano aparece sem mais, nem menos, com a maior cara de que nada aconteceu, cheio de fome e sono. Mas como ele consegue?

 

 

Memória Visual

Já reparou em como os gatos são excelentes observadores? Muitas vezes ficam só parados, olhando, olhando e olhando. E isso realmente é uma grande virtude e que ajuda muito quando eles se perdem. Assim conseguem reconhecer árvores, prédios, praças, auxiliando em seu mapa mental até chegar no lar, doce lar.
 

Memória Olfativa

Eles têm uma capacidade incrível de reconhecer cheiros mesmo que estejam muito distantes e isso funciona como uma bússola para encontrarem o caminho de casa.
 

Influência do Vento

Todo mundo sabe que os animais têm alguns sentidos muito mais aguçados que os nossos, e o olfato é um deles. Basta o vento literalmente soprar a favor e trazer alguns cheiros conhecidos e familiares, que o gatinho saberá se guiar. Porém, se o vento mudar de direção, aí o bichano poderá se perder novamente.
 

Gato com muitos lares

Essa é uma hipótese bem menos dolorosa. Afinal, a gente sabe que os bichanos gostam de tranquilidade e são um pouquinho “folgados” (no bom sentido), o que os faz adentrar em propriedades alheias. Alguns tutores permitem que seus felinos saiam de casa para passear (perigo) e às vezes eles podem encontrar outras casas para tirar um cochilo. Esse gatinho intruso – se tiver sorte – pode até ser bem recebido por outras pessoas que o adotam por acharem que ele não tem dono e o deixam ali fechadinho e protegido em casa. Mas se acontecer dele fugir, ele poderá até voltar para o seu antigo lar.

Se possível, converse com um vizinho e peça que ele fique de olhos e ouvidos atentos e que se notar algo estranho, que te ligue imediatamente.Muitos relatos são inacreditáveis de gatos que voltaram para casa sozinhos depois de anos desaparecidos. Isso só prova as capacidades incríveis que felinos têm. Mas vale lembrar que embora sejam animais bem espertos, não vale o risco de deixá-los soltos por aí correndo perigo. Muitos gatos voltam sim, é verdade, mas outros milhares não conseguem voltar, seja por se acidentarem ou sofrerem maus tratos na rua. Então vale o alerta de deixar o bichano SEMPRE protegido e seguro em casa.

 

Gostou dessa matéria? Então compartilhe!

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Lily - Bicho Amigo

 

Esta aqui é Lily
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

136830 Visualizações
( 4 )

Veja também:

reveillon-quais-os-cuidados-que-devo-ter-com-meu-pet-lupusalimentos
Reveillon: quais os cuidados que devo ter com meu Pet?
Como-saber-se-meu-cachorro-está-com-verme(LupusAlimentos)
Como saber se meu cachorro está com verme?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest