Conheça técnicas para criar hábitos e facilitar a vida de seu animalzinho.

Ninguém é capaz de treinar um gato como se fosse um cachorro, mas estabelecendo certas condutas rotineiras é possível fazer com que ele atenda aos seus chamados prontamente.

– Nome
Sempre que falar com ele, chame-o pelo nome. Comece chamando-o na hora das refeições e de dormir. Ele com certeza aprenderá a responder.

– Alimentação
Alimente seu gato com regularidade, no mesmo lugar e à mesma hora, todos os dias. Gatos são animais acostumados a rotinas. Tome muito cuidado com a qualidade da ração. Faça algumas experiências para ver qual ele gosta mais. Informe-se com seu veterinário.

– Escovação dos pelos
Os gatos do tipo “pêlo-comprido” precisam ser penteados e escovados todos os dias, à mesma hora. Já os gatos do tipo “pêlo-curto” podem ser penteados de escovados apenas uma vez por semana.

– Recreação
Brincar é essencial para um gato se desenvolver, principalmente se for dos que vivem dentro de casa. Reserve 10 a 15 minutos diários para brincar com ele.

– Higiene
Acostume o seu gatinho desde cedo a usar a bandeja sanitária. Coloque a bandeja com um produto absorvente num local sossegado, como a área de serviço por exemplo. Mostre a bandeja para o gatinho colocando-o dentro dela. Instintivamente ele fará as necessidades sem grandes problemas na bandeja sempre que necessário. É importante que o local das necessidades do gato seja bem tranqüilo, e que a bandeja sanitária seja limpa logo após o uso, caso contrário ele fará em outros lugares da casa.

– Unhas e estofados
Infelizmente os gatos adoram afiar as unhas em nossos estofados, é um instinto natural. Para que os nossos móveis não acabem em farrapos devemos encontrar objetos que os substituam à altura.

Alguns deles são fáceis e baratos de encontrar, você pode usar um capacho de piaçava daqueles bem duros e cheios de farpas, eles adoram.
Outra opção é um bom tronco de madeira colocado na vertical, mas se por acaso existir a possibilidade de gastar um pouco mais, adquira um daqueles postes de madeira revestidos de tapete, satisfação garantida para os bichanos.

Porém não se surpreenda se um dia, mesmo com todos os cuidados, você encontrar alguns buraquinhos no seu sofá.

Fonte: organizesuavida.com.br

316 Visualizações

Veja também:

cao
Alimentos proibidos para cães e gatos
10-cachorros-ideais-para-apartamentos
10 cachorros ideais para apartamentos
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest