Começo de ano, chega o verão e é aquela velha história: os carrapatos voltam a aparecer com mais frequência no pelo dos nossos pobres cãezinhos. E o que fazer para acabar de vez com isso?

Em primeiro lugar, se o pet já está infestado com esses parasitas, o primeiro passo é retirá-los imediatamente. E você sabia que existe uma maneira certa de fazer isso? Isso mesmo. O correto é retirar o carrapato através de uma pinça. Assim você se certifica de tirar o parasita por completo. O ideal é posicionar a pinça exatamente onde o carrapato se prendeu na pele do animal e torcer a pinça, girando, até que ele se solte completamente. Depois disso, é só colocá-lo em um pote ou copo descartável com álcool.

Uma dica importantíssima é: Nunca esprema os carrapatos e tenha cuidado ao retira-los, evitando que libere hemolinfa, juntamente com riquétsias. Também não é legal arrancar na mão, pois podemos desprender uma parte do carrapato e a outra ficar grudada no corpo do cão. Uma alternativa é aplicar umas gotinhas de parafina ou mesmo de vaselina ao redor do carrapato, esfregar e retirar devagarzinho. Hoje, também é possível encontrar em pet shops e casas agropecuárias, pinças próprias para retirar carrapatos que facilitam bastante este procedimento. Lembre-se de lavar bem as mãos depois de manuseá-los.

Os carrapatos transmitem doenças, como a perigosa Erliquiose ou “Doença do Carrapato”, por isso, mais importante que retirar e tratar é prevenir o aparecimento deles. E a melhor forma de prevenção é através do controle mensal com produtos ou coleiras carrapaticidas próprias e específicas para a espécie canina. Nada de utilizar medicamentos de bovinos ou medicamentos de utilização no ambiente. Isso pode causar sérios riscos para o animal, inclusive leva-lo à morte. ATENÇÃO!

O ambiente também deve ser tratado com produtos específicos, pois esse ser indesejado fica, principalmente em frestas de madeira, grama e até mesmo na casinha do seu pet.

Agora que você já sabe como tratar e prevenir, fique atento, pois o verão já começou e os carrapatos estão por todo lugar. Consulte seu veterinário e não faça nada sem orientação profissional, pois pode ser perigoso.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

 

Este assunto já foi visto anteriormente aqui:
– Pulgas e Carrapatos vem ai!

19986 Visualizações
( 13 )

Veja também:

Cães-e-gatos-sob-controle---medo-de-rojões_site
Cães e Gatos sob controle: medo de rojões!
Meu-cachorro-ou-gato-pode-pegar-dengue-ou-zika-vírus
Meu cachorro ou gato pode pegar Dengue ou Zika Vírus?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest