Qualquer raça pode sofrer de depressão. Veja o tratamento correto para essa doença séria.

Não é de hoje que percebemos o quanto nossos animais de estimação se assemelham cada vez mais conosco. E muitas vezes, apresentam problemas comportamentais, que antes pareciam serem apenas dos seres humanos.

Ansiedade, distúrbios obsessivo-compulsivos, fobias e… DEPRESSÃO, que será o nosso tema de hoje. Muitos se perguntam se os animais podem sofrer de depressão e a resposta é sim. Não é raro ver os proprietários se queixando que seus animais estão mais quietos, não querendo brincar ou comer.

A depressão ocorre em animais que passam a maior parte do dia, sozinhos, ou ainda, aqueles que perderam os seus companheiros ou um ente querido. Há ainda uma causa que pode e deve ser evitada que é a separação dos filhotes e da mãe muito recente, antes mesmo do desmame, essa atitude pode gerar problemas comportamentais futuros.

Outras causas de depressão incluem mudanças bruscas na rotina, mudança de ambiente, traumas, introdução ou retirada de um animal no grupo ou mesmo a morte de uma pessoa.

Qualquer raça pode sofrer de depressão e é uma doença séria que pode e não raramente compromete o apetite, trazendo mais consequências. Mas como fazer se as pessoas trabalham o dia inteiro fora de casa e o animal passa a maior parte de seu tempo sozinho? Há algumas alternativas que podem ajudar como os brinquedos que estimulam sua curiosidade e que o fazem perder um tempo brincando, ou ainda, outro animal para fazer companhia e ossos para que eles fiquem roendo, lembrando que o proprietário deve dispor de um tempo para dar uma atenção especial a ele.

O tratamento da depressão pode incluir medicamentos antidepressivos, ansiolíticos, terapias, florais e homeopatia. É importante lembrar que os sinais de depressão podem se parecer muito com outras doenças graves e sistêmicas. Portanto, antes do diagnóstico de depressão, o animal deve ser investigado para qualquer outra causa patológica.

Esteja sempre atento à saúde física e psicológica de seu animal, pois com carinho e cuidado você terá um melhor amigo saudável e imensamente agradecido por sua atenção.

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

589 Visualizações

Veja também:

cao_urinando
Marcação de território, por que eles fazem isso?
sorriso_pet
Como anda o sorriso do seu melhor amigo?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest