Seu cãozinho está com coceira na pele, com os pelos caindo e você já não sabe mais o que fazer?

Saiba que você não está sozinho nesse mundo. As dermatopatias ou problemas de pele estão entre os principais motivos que levam os animais para uma consulta com o Médico Veterinário. E dentre as várias causas deste tipo de problema, a atopia ou dermatite atópica representa um dos maiores desafios para o clínico e também para o tutor. Vamos conhecer mais sobre essa doença?

ATOPIA CANINA: O QUE É?

A atopia ou dermatite atópica em cães é um problema comum que tem origem genética e é de caráter inflamatório crônico. Ou seja, a doença faz com que o animal seja extremamente sensível a vários tipos de antígenos que estão espalhados pelo ambiente, mas que não costumam causar problemas para a maioria dos pets (exceto para os animais atópicos). Esses antígenos podem ser: poeira, ácaro, pólen de flor, fumaça de cigarro e outros.

Como a atopia se trata de uma doença de caráter genético e crônico, é importante que o tutor que tenha um cãozinho nessa condição entenda que, embora ela não tenha cura clínica definitiva, ela pode ser controlada através de alguns cuidados por parte do tutor e sempre sob a orientação de um Médico Veterinário.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Os principais sintomas que os cães atópicos apresentam são:

  • Coceira intensa na pele e ouvido;
  • Eritema (pele avermelhada e irritada);
  • Descamação da pele;
  • Erupção na pele;
  • Queda/Falta de pelo (alopecia);
  • Inflamação do folículo piloso (foliculite);
  • Inflamação do ouvido (otite);

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

O diagnóstico dessa doença deve ser feito sempre por um profissional e representa um desafio clínico, pois antes mesmo de se concluir que o pet está com dermatite atópica, o Médico Veterinário precisará descartar outras doenças de pele primeiro. Para isso, ele terá a sua disposição, algumas opções diagnósticas como, por exemplo, o teste de alérgeno intradérmico.

Portanto, antes de mais nada, se o seu cachorro está com um problema de pele, leve-o o mais cedo possível a uma consulta, pois isso permite que o diagnóstico leve menos tempo para ser concluído e o pet inicie seu tratamento o mais rápido possível, melhorando assim, a sua qualidade de vida e bem-estar.

COMO É FEITO O TRATAMENTO DE ATOPIA?

Em relação ao tratamento, podemos dividi-lo em duas partes: o tratamento de ataque, que busca eliminar os sintomas durante uma crise alérgica e o tratamento preventivo, que busca evitar que as crises ocorram.

Devemos sempre nos lembrar que o pet com atopia é, antes de mais nada, um cão alérgico, e que assim como as pessoas que têm alergias, ele também deve ser mantido o mais longe possível dos fatores que desencadeiam seus sintomas. Além disso, o Médico Veterinário irá utilizar medicamentos que ajudam a minimizar os sintomas, a inflamação e irritação da pele e possíveis infecções secundárias. Para isso, ele poderá utilizar anti-inflamatórios, antibióticos, anti-histamínicos, imunoterapias e outros.

*Não utilize nenhuma medicação em seu animal sem orientação do Médico Veterinário.

 

Como a atopia é um problema complexo, o cãozinho precisará de muito apoio e paciência por parte de seu tutor, pois assim como todos os tratamentos de doenças de pele, este também costuma ser um pouco demorado. Mas entenda que é perfeitamente possível controla-lo de maneira que o cãozinho não tenha muitas crises ao longo da vida e tenha o seu bem-estar preservado. Basta seguir corretamente todas as orientações que o Médico Veterinário de sua confiança lhe passar.

Gostou dessa matéria? Então curta e compartilhe com seus amigos. Afinal, informação nunca é demais, não é mesmo? E continue nos acompanhando, porque toda semana tem matéria nova por aqui.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

COMO TRANSPORTAR O ANIMAL DENTRO DO CARRO DE FORMA SEGURA?
Meu Gato esta com Tríade Felina – O Que é Isso
QR Code Business Card