Não é de hoje que a relação entre animais e o homem vem se estreitando cada vez mais. Muitos veem essa relação como de pai e filho, além é claro, de um afeto entre melhores amigos.

Por isso é que na semana do “Dia dos Pais”, o assunto será esse carinho e companheirismo existente entre ambos.

Segundo um estudo feito na Áustria, uma Médica Veterinária pode confirmar que os cães sentem que seus donos são verdadeiramente os seus pais. É neles que eles se inspiram e sentem confiança para realizarem as atividades mais comuns, como, por exemplo, interagir com os brinquedos. Este seria o mesmo princípio da relação entre uma criança e um pai, a relação de se ter a base segura.

Há milhares de anos, os cães passaram a ter um convívio maior com os homens, mas antes quando viviam em grupos (matilhas), cada animal tinha sua função, devendo estar atento aos perigos para proteger os outros membros. O animal considera seu dono, um integrante da matilha, a quem deve proteger e estar sempre por perto. Por isso o ditado: “O cão é o melhor amigo do homem”, tem fundamentos básicos, que podem ser comprovados por qualquer pessoa que tenha a sorte de ter um melhor amigo como esse em sua casa. Mas não podemos menosprezar os gatos, eles também têm uma estreita relação de afeto com seus donos, que muitos dizem não existir, apenas por desconhecerem as características de um gato.

E para os pais de crianças que vivem num dilema, quando o filho (a) pede um animal de estimação, é importante saber que os animais ajudam no desenvolvimento emocional e social de uma criança, gerando também um aprendizado sobre responsabilidades. Além disso, estudos já comprovaram que crianças que tem contato com animais em seus primeiros anos de vida, têm um sistema imunológico mais resistente e menos suscetível a alergias.

Mas é bom estar atento ao animal que irá escolher e como a criança irá tratá-lo, deixando claro para a criança que o cão ou gato não são como os bichos de pelúcia, precisam de cuidados, carinho e atenção. Se todos os cuidados com a saúde do animal forem mantidos e a atenção dos pais for grande, é uma relação que pode trazer inúmeros benefícios para ambos.

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

Veja também:

sorriso_pet
Como anda o sorriso do seu melhor amigo?
doenca_carrapato
A “Doença do Carrapato”, um pequeno vetor que pode causar grandes problemas.
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest