Saiba como evitar o estresse do seu amigo!

ANTES DA VIAGEM

– Primeiro de tudo coloque um coleira de identificação, com nome e telefone caso ele se perca;

– Tenha em mente que a chegada em um ambiente diferente pode causar um pouco de transtorno ao animal, por estar em um lugar estranho, então leve junto os brinquedos ou cobertas para que ele possa se sentir em casa;

– Certifique-se com o veterinário de que as vacinas estão todas em dia;

– Não o alimente por pelo menos 6 horas antes de viagem, para evitar enjoos no carro ou avião;

– Leve materiais de higiene e limpeza em geral.

DURANTE A VIAGEM

Ao levar seu cão em uma viagem de carro, deixe-o no banco de trás (já existe cinto de segurança para cães, facilmente encontrado em pet shops)  sempre com a cabeça para dentro do veiculo ou dentro de uma caixa de transporte.

Não esqueça de fazer paradas para que ele possa tomar água e descansar. É necessário também ter em mãos o atestado de saúde e carteira de vacinação.

Para os demais animais como gatos, passarinhos, tartarugas, furões etc., não há tantas exigências. Basta transportá-los  da maneira correta para que o animal não se machuque.

Já se a viagem for de avião, as companhias aéreas fornecem caixa de transporte, e em algumas, animais de pequeno porte podem até viajar junto ao dono. Também é preciso de atestado de saúde, fornecido pelo veterinário e certificado de vacinação anti-rábica.

Em uma viagem ao exterior o animal precisa passar por todos os controles de fronteira (cada país tem suas regras para a entrada de cães em seu território) então entrar em contato com o consulado do país de destino para adquirir as informações sobre as exigências é indispensável. Depois com esses documentos em mãos você deve ir ao Ministério da Agricultura pegar o Certificado Zoo Sanitário Internacional.

Atenção: a maioria das companhias aéreas só permitem cães e gatos na viagem.

APÓS A VIAGEM

Geralmente é onde se encontra os problemas mais complicados: “Onde deixarei meu animal?”, “Os hotéis aceitam animais de estimação?”, “Meu animalzinho ficará bem cuidado?”. Para isso já existem hotéis onde há um canil exclusivo com cuidados  para seu cão ficar enquanto você passeia, se você preferir não levá-lo junto com você. Agora é só viajar tranquilo com a maravilhosa companhia de seu cachorro!

Fonte: malapronta.com.br

829 Visualizações

Veja também:

cao_fogos
Saiba como acalmar animais de estimação que têm medo de fogos de artifício
cachorro_rabo
Por que os cachorros correm atrás do próprio rabo?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest