A Doença do Carrapato, como é popularmente conhecida a Erliquiose Canina, é um problema que ataca de forma muito frequente os animais e embora possa nem sempre parecer, ela é uma doença que deve ser tratada com muita atenção, pois em casos mais complicados pode causar a morte do cão. Mas será que essa doença tem tratamento? O animal pode ficar curado?

A Doença do Carrapato é transmitida, como o próprio nome já diz, pelo carrapato. O principal vetor desta enfermidade é o carrapato vermelho ou marrom do cão, o Rhipicephalus sanguineus. Quando este carrapato está infectado e vai fazer o repasto sanguíneo em um cão, ele acaba transmitindo a bactéria Ehrlichia canis para o animal.

SINTOMAS DA ERLIQUIOSE CANINA:

A Erliquiose é um problema que causa diversos sintomas no animal dentro de suas fases (aguda, subclínica e crônica). A doença pode se manifestar com sintomas como:

  • Febre
  • Depressão
  • Falta de apetite
  • Anemia
  • Mucosas pálidas
  • Sangramento na gengiva
  • Manchas vermelhas pelo corpo
  • Dificuldade e fraqueza para caminhar
  • Sinais neurológicos

Caso o seu animal apresente estes sintomas é fundamental que um Médico Veterinário seja consultado o quanto antes.

DIAGNÓSTICO DA ERLIQUIOSE CANINA

A Erliquiose somente pode ser corretamente diagnosticada por um profissional veterinário. Ele fará exames como exame de sangue e testes confirmatórios e assim poderá rapidamente iniciar o tratamento do animal.

A DOENÇA DO CARRAPATO TEM CURA?

Sim. Se a doença for rapidamente diagnosticada e o seu tratamento for feito corretamente, administrando-se a medicação pelo tempo indicado pelo Médico Veterinário (normalmente de 21 a 28 dias), as chances de cura e sucesso do tratamento são boas.

A Erliquiose ou Doença do Carrapato é um problema importante para cães e gatos. Portanto, se o seu animalzinho apresenta algum destes sinais, leve-o para uma consulta com um profissional, evitando assim, que o quadro se agrave.

 

Você pode ler mais sobre esta doença clicando aqui.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e fique de olho em nossa página no Facebook e no Instagram, pois sempre tem informação nova para você!

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Quero viajar com o meu cão – quais os cuidados?
Os cães e gatos podem se infectar com o novo Coronavírus?
QR Code Business Card