A Doença do Carrapato, como é popularmente conhecida a Erliquiose Canina, é um problema que ataca de forma muito frequente os animais e embora possa nem sempre parecer, ela é uma doença que deve ser tratada com muita atenção, pois em casos mais complicados pode causar a morte do cão. Mas será que essa doença tem tratamento? O animal pode ficar curado?
A Doença do Carrapato é transmitida, como o próprio nome já diz, pelo carrapato. O principal vetor desta enfermidade é o carrapato vermelho ou marrom do cão, o Rhipicephalus sanguineus. Quando este carrapato está infectado e vai fazer o repasto sanguíneo em um cão, ele acaba transmitindo a bactéria Ehrlichia canis para o animal.
SINTOMAS DA ERLIQUIOSE CANINA:
A Erliquiose é um problema que causa diversos sintomas no animal dentro de suas fases (aguda, subclínica e crônica). A doença pode se manifestar com sintomas como:
- Febre
- Depressão
- Falta de apetite
- Anemia
- Mucosas pálidas
- Sangramento na gengiva
- Manchas vermelhas pelo corpo
- Dificuldade e fraqueza para caminhar
- Sinais neurológicos
Caso o seu animal apresente estes sintomas é fundamental que um Médico Veterinário seja consultado o quanto antes.
DIAGNÓSTICO DA ERLIQUIOSE CANINA
A Erliquiose somente pode ser corretamente diagnosticada por um profissional veterinário. Ele fará exames como exame de sangue e testes confirmatórios e assim poderá rapidamente iniciar o tratamento do animal.
A DOENÇA DO CARRAPATO TEM CURA?
Sim. Se a doença for rapidamente diagnosticada e o seu tratamento for feito corretamente, administrando-se a medicação pelo tempo indicado pelo Médico Veterinário (normalmente de 21 a 28 dias), as chances de cura e sucesso do tratamento são boas.
A Erliquiose ou Doença do Carrapato é um problema importante para cães e gatos. Portanto, se o seu animalzinho apresenta algum destes sinais, leve-o para uma consulta com um profissional, evitando assim, que o quadro se agrave.
Você pode ler mais sobre esta doença clicando aqui.

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!