Você sabia que mais de 45% dos domicílios tem, pelo menos, um cãozinho em casa? E esse número só deve aumentar, afinal, cada vez mais as pessoas se dão conta dos benefícios que um pet pode trazer.

»

Ter um animal de estimação é algo muito comum entre os brasileiros, não é mesmo? Mas será que além dos benefícios dessa relação, as pessoas também conhecem as doenças que um cão pode transmitir e estão atentas aos cuidados que devem ter para uma relação mais saudável com o pet? Leia a matéria completa e descubra agora mesmo quais são as principais doenças transmissíveis ao homem (zoonoses) e como se proteger.

 

»1. SARNA

A sarna é uma dermatopatia muito comum entre os pets e que costuma causar um grande desconforto ao animal. Ela pode ser causada por mais de um tipo diferente de ácaro e dependendo do agente causador, a doença pode ser transmissível ao homem, como é o caso da sarna sarcóptica, também conhecida como sarna comum ou escabiose. Esse tipo de sarna costuma causar bastante coceira e é transmitida pelo contato direto entre animais e/ou do animal doente com o homem. Conheça mais sobre a escabiose aqui: http://bit.ly/2Ka9zsn

 

»CUIDADOS QUE SE DEVE TER:

Para não se contaminar, evite ter contato físico com o animal doente e não permita que ele compartilhe com você os lençóis, sofá, cama e outros objetos/móveis. Quando precisar tocar o animal, use luvas e depois lave bem as mãos. Para tratar a doença no animal efetivamente é importante leva-lo ao Médico Veterinário, assim que notar as primeiras manifestações e, claro, seguir todas as recomendações do profissional para um tratamento de sucesso.

 

»2. RAIVA

A raiva é uma doença infecciosa gravíssima causada por um vírus letal que pode infectar tanto animais, como seres humanos. A transmissão ao homem normalmente se dá pela mordida de um cão ou de um gato doente e embora esta seja uma doença perigosa e que leva à morte em pouco tempo, felizmente ela pode ser prevenida através da vacinação de cães e gatos, realizada todos os anos. Para saber mais sobre essa doença, acesse: http://bit.ly/1yd4N5R

 

»CUIDADOS QUE SE DEVE TER:

Para prevenir a doença nos animais, a vacinação anual dos cães e gatos é a medida mais importante. Além disso, é fundamental ter cuidado ao entrar em contato com cães e gatos de rua de procedência desconhecida. Caso você seja mordido por um cão com os sintomas da doença (salivação, agressividade, mudança de comportamento e outros), a primeira medida a ser tomada é lavar bem o local com água e sabão e se dirigir a um atendimento médico de emergência, relatando o ocorrido. Caso você tenha um animal em casa e perceba qualquer sinal clínico suspeito, leve-o imediatamente ao Médico Veterinário.

 

»3. LEPTOSPIROSE

A leptospirose pode ser transmitida para o homem, dentre outras formas, pela urina de um cão contaminado. Embora seja uma doença grave, ela também pode ser evitada através da vacinação de cães todos os anos ou de acordo com as orientações do Médico Veterinário. Outras medidas de prevenção incluem manter os ratos bem longe dos comedouros e bebedouros do pet, do pacote de ração e evitar qualquer contato do cão com áreas de alagamentos (que têm água possivelmente contaminada com urina de rato, proveniente de bueiros). Saiba mais sobre essa doença, clicando aqui: http://bit.ly/2HGPc7X

 

»CUIDADOS QUE SE DEVE TER:

Vacinar os animais contra leptospirose, de acordo com as orientações do Médico Veterinário do animal, manter roedores bem longe do ambiente em que o animal vive e ao notar qualquer sintoma da doença, levar o animal imediatamente ao Médico Veterinário para diagnóstico e uma rápida intervenção.

IMPORTANTE: Na matéria da semana que vem, teremos como tema outras 2 doenças que são consideradas zoonoses e podem ser transmitidas ao homem, mas claro, falaremos também sobre os cuidados que você deve ter para evita-las. Afinal, ter um animal de estimação traz mesmo muitos benefícios, mas também existem riscos (que podem ser evitados).
 

Por isso, fique de olho em nosso site e página no facebook, porque semana que vem tem mais. Se você gostou dessa matéria, curta e compartilhe com seus amigos.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

lupus-pedra-no-rim2
Cachorro e gato podem ter pedra no rim?
doencas2
As doenças que podem ser transmitidas pelo cachorro – PARTE II
QR Code Business Card