As crenças populares de tanto serem faladas acabam ganhando espaço e muita gente fica em dúvida se elas são verdade ou não.

As crenças populares de tanto serem faladas acabam ganhando espaço e muita gente fica em dúvida se elas são verdade ou não. Vamos desmistificar mais uma delas: É verdade que cães e gatos só enxergam preto e branco? E logo já temos a resposta: Não, não é verdade. Isso não passa de um mito.

Para entender um pouco mais a respeito é importante saber que os humanos possuem 3 tipos de células fotorreceptoras na retina, enquanto os cães possuem apenas dois tipos. Existem células chamadas cones, que são as responsáveis por distinguir cores. E existem células denominadas bastonetes que são responsáveis pela rápida detecção de movimentos e por enxergar no escuro. Os cães tem mais bastonetes, enquanto os humanos tem mais cones. Por este motivo, os humanos conseguem distinguir várias cores que os animais não conseguem. Por outro lado, a capacidade de enxergar em lugares escuros e durante a noite nos animais é muito melhor que nos humanos.

Os estudos ainda não entraram num consenso com relação a quais cores que os pets realmente enxergam, mas com relação ao fato de distinguirem só o preto e o branco, a opinião dos especialistas é unânime, isso não é verdade. Alguns dizem que eles veem azul e amarelo ou azul e vermelho. Mas de qualquer forma, são unânimes apenas em afirmar que o verde eles não são capazes de enxergar. Ao invés de identificarem o verde, acabam visualizando uma variedade de tons cinza.

Um outro fato curioso é que a visão deles não é tão nítida e clara como a nossa. Você sabia também que alguns cães podem ser míopes? Isso mesmo. Algumas raças podem ter mais dificuldade para enxergarem longe, segundo estudos, o Pastor Alemão e o Rottweiller seriam os mais acometidos. Eles enxergam as cores de uma forma um pouco mais desbotada e possuem uma grande capacidade de detectarem movimentos rápidos.

A visão dos bichinhos pode até não ter uma gama tão extensa de cores assim. Mas tudo bem, porque eles acabam compensando isso em outras habilidades. Por exemplo, o campo de visão deles é muito maior que o nosso, devido a anatomia do globo ocular (mais lateralizada) e o formato da cabeça.

Com tantas informações acerca da visão do seu pet, anote aí mais uma dica: Cuide bem dos olhos do seu animal de estimação, se perceber qualquer secreção exagerada, de coloração diferente, ou uma mancha no olho, algo parecido com uma nuvem, olhos vermelhos ou qualquer outra mudança, leve-o para um Oftamologista Veterinário, ele é o profissional mais indicado para cuidar dos olhinhos do seu pet.

 

 

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

315 Visualizações

Veja também:

Estresse-em-animais-de-estimação
Estresse em animais de estimação? Por que não?
farejam-doenças
Cães podem farejar doenças em humanos, será?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest