Os animais aumentam a nossa capacidade e a vontade de amar, de cuidar, de trocar carinhos…

A Ciência já nos mostrou inúmeras vantagens de se ter um cãozinho ou gato em casa como seu companheiro. E não é novidade que a companhia destes pequenos seres nos faz mais sociáveis, alegres, menos tímidos e mais responsáveis. Mas será que um cão ou gato pode ajudar também na cura do “mal do século”: a depressão?

A terapia com animais ou também chamada de zooterapia já vem sendo utilizada há algum tempo nas mais diversas áreas. Em asilos, hospitais, abrigos para crianças e centro de terapias, os animais vem conquistando seu espaço. Os animais aumentam a nossa capacidade e a vontade de amar, de trocar carinhos e com isso, diminuem a ansiedade, o estresse, além é claro, de aumentar o nível de atividade física (ao levar o animal para passear ou brincar) e de hormônios benéficos e que trazem uma sensação de bem-estar.

A ansiedade e a solidão podem ser drasticamente diminuídas ao ter uma companhia como esta. O motivo, segundo os pesquisadores, é que a responsabilidade sobre outro ser o faz ter um propósito na vida novamente, principalmente em se tratando de aposentados e idosos.

Os cães e gatos, filhotes ou não, são motivos de muitas risadas e várias horas de brincadeiras e trocas de carinho, sendo assim, uma excelente companhia para qualquer pessoa. O fato de não nos sentirmos tão sozinhos e com um pet para cuidar é essencial para a qualidade de vida em qualquer faixa etária.

Animais de estimação trazem benefícios à família toda, desde crianças até aos adultos. Mas é importante lembrar que, assim como os humanos, cães e gatos também podem sofrer de problemas psicológicos, incluindo a ansiedade e a depressão. Animais que passam muito tempo sozinhos e não tem atividades de lazer podem vir a sofrer também deste mal.

Então, antes de pensar em adotar um novo membro pra sua família, seja para ajudar na cura de alguma doença ou não, saiba que este animalzinho precisará de muitos cuidados: Um tempo só para ele, passeios regulares e todos os cuidados básicos que qualquer animal de estimação requer.

Os benefícios de um companheiro como este são vários e nem é preciso muita argumentação para convencer qualquer pessoa do bem que um cão ou gato pode trazer, pois o amor e carinho que eles próprios demonstram já argumentam a seu favor.

 

 

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

2612 Visualizações

Veja também:

Tumor-Venéreo-Transmissível-o-TVT
Tumor Venéreo Transmissível: o TVT
qual-a-idade-do-seu-cao
Qual a idade do seu cão?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest